São José dos Campos será contemplada com exames do “Corujão da Saúde”
08/02/2019 - 17:35
Programa Resolve Mais já realizou mais de 1.100 consultas e exames. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-11-2018
A parceria com a Cies prevê a realização de 15 mil exames de ultrassom na unidade móvel alocada no Cefe - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (8), que a primeira fase do “Corujão da Saúde” terá início no final de fevereiro, com a finalidade zerar a fila por ultrassom, mamografia e endoscopia primeiramente em três regiões do Estado, entre elas o Vale do Paraíba.

A Prefeitura de São José dos Campos foi comunicada pela DRS-17 (Departamento Regional de Saúde), com sede em Taubaté, que será um dos municípios contemplados. O número de exames ainda será definido.

De acordo com o anúncio, no Vale do Paraíba serão realizados 31.478 exames, dos quais 3.904 endoscopias, 24.988 ultrassons e 2.586 mamografias.

Além do Vale do Paraíba, a primeira fase contemplará as regiões da Grande São Paulo e Campinas, totalizando 150 mil exames. A previsão da Secretaria de Saúde é que, no prazo de 60 dias, haverá uma significativa redução da demanda reprimida para estes 3 exames.

Segundo o Governo do Estado, o atendimento será realizado em horários alternativos, por meio da ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AME's (Ambulatórios Médicos de Especialidades) – e também em parceria com hospitais privados, como a Santa Casa de São José dos Campos, que poderá ser um dos parceiros do “Corujão”.

A Santa Casa é mais nova parceira da Prefeitura no atendimento à saúde da mulher. O acordo prevê a oferta de cerca de 3.000 consultas ginecológicas para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com relação aos exames de ultrassom, desde o final do ano passado a Prefeitura tem ampliado a oferta por meio da parceria com Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) de São Paulo, credenciada da Secretaria de Saúde, que prevê a realização de 15 mil exames no período de 6 meses.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde