Reunião sobre o Arco da Inovação contou com debates e participação popular
Atualizado em 06/02/2019 - 18:46
Audiência Pública do Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O encontro contou com a participação de representantes de movimentos sociais, defensoria pública, vereadores, moradores do entorno da obra e a população em geral e do consultor do BID - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na manhã desta quarta-feira (6), reunião para apresentação do projeto do Arco da Inovação, ponte estaiada. Na ocasião foram mostrados os estudos, com o detalhamento do projeto, impactos e benefícios da obra para quem passa pela região do Colinas.

O encontro contou com a participação de representantes de movimentos sociais, defensoria pública, vereadores, moradores do entorno da obra e a população em geral e do consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Marcelo da Costa.

Os participantes puderam conhecer o Programa de Estruturação Urbana de São José dos Campos, onde foram apresentados os documento da Avaliação Ambiental e Social (AAS), do Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS) e do Projeto para Implantação de Melhoria Viária - Arco da Inovação.

O consultor do BID explicou sobre o financiamento e a participação do órgão na realização do empreendimento.

Após as exposições técnicas, foi aberto espaço para os participantes perguntarem.

Todo material apresentado está disponível no site da Prefeitura, na página do Arco da Inovação.

Arco da Inovação

Diariamente, 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus. Ao todo, 180 mil veículos circulam pelo local. Diminuir o tempo e o cansaço da rotina diária, no principal ponto de congestionamento da cidade, serão os principais ganhos com o Arco da Inovação.

A ponte estaiada é um método de construção mais eficaz e econômico, além do modelo ser menos agressivo ao meio ambiente.

O investimento de R$ 48,5 milhões só pode ser usado em obras de infraestrutura, não podendo ser aplicado em saúde ou educação, por exemplo.

Esse valor, destinado a obras de infraestrutura, é resultado da economia em outras licitações, como da Via Cambuí. O próprio Arco da Inovação gerou economia de R$ 14 milhões.