Pontos de iluminação ornamental recebem infraestrutura
Atualizado em 29/05/2020 - 17:53
Iluminação Ornamental no Jd Nova República
A praça Vitor Rômulo Pracílio, no Jardim Nova República, é um dos locais beneficiados com a nova iluminação - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Até o fim do mês será concluída a fase de instalação de infraestrutura em 14 locais da cidade que vão receber iluminação ornamental. O projeto inclui três vielas, cinco praças, quatro áreas verdes, uma academia ao ar livre e um ponto de ônibus próximo da entrada do bairro Vila Paiva, na estrada SP-50 (Monteiro Lobato).

Dos 14 locais, dez atualmente não têm iluminação. Em outros quatro (uma viela e três praças) serão feitas melhorias com a instalação de novos pontos de luz. No total, o projeto prevê a instalação de 176 luminárias e 79 postes metálicos de 5 a 10 metros de altura. Todos com lâmpadas de LED.

O município está investindo R$ 273 mil no projeto para garantir mais segurança aos moradores. Além disso, a iluminação ornamental possibilita que a comunidade usufrua dos espaços de lazer também no período noturno.

O serviço tem três fases: implantação de infraestrutura, instalação de postes e a parte elétrica com entrada de energia e luminárias. A primeira fase consiste na escavação de valas, colocação de tubulação e caixas de concreto para passagem da fiação.

Cinco locais já estão com postes. São eles: a praça da rua Talim, na Vila Letônia; a área verde da rua Jordão Monteiro Ferreira, no Jardim Aparecida; área verde da rua Roberto Rossi, no Parque Interlagos; e na praça Vitor Rômulo Pracílio, no Jardim República; e na praça da rua Rita Carvalho de Souza Machado, no Jardim Santa Edwiges.

No Residencial São Francisco, Vila Paiva, Jardim Mariana 1 e Jardim Paraíso o serviço está em fase de infraestrutura.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Manutenção da Cidade que é responsável pela iluminação ornamental do município e também pela gestão da iluminação das vias públicas.

O serviço está sendo executado pela empresa WT -Tecnologia, Gestão e Energia LTD que venceu a licitação (TP 012). A previsão de término é 01 de fevereiro de 2020.

A iluminação ornamental é utilizada em áreas abertas de lazer ou de circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, tais como praças, pistas de caminhada, calçadões, ciclovias, vielas, passeios, academias ao ar livre e áreas verdes. Pode ser usada ainda em viadutos, pontes, túneis passarelas e monumentos.

Modernização

A Prefeitura também está investindo R$ 32 milhões para melhorar e modernizar a iluminação nos bairros, através do Projeto Iluminar. Atualmente, já são 39.500 mil LEDs instaladas em cerca de 200 bairros inteiros. A meta é substituir toda a iluminação urbana da cidade, cerca de 60 mil luminárias, até o final de 2020.

Relação dos locais

Região leste

- Viela 1 da rua João Pereira de Castro, Jardim São José.

- Viela 2 e 3 (Melhoria) da rua Sebastião Martins Ramos, Jardim São José.

- Academia ao ar livre da rua José Carlos Fraterno de Aguiar, Residencial São Francisco (Região leste).

- Área verde na rua Benedita Augusta dos Santos, Residencial Galo Branco.

- Praça da rua Angelina de Souza Machado, Jardim Mariana 1 (Melhoria).

Região sul

- Praça da rua Rita Carvalho de Souza, Jardim Santa Edwiges.

- Área verde da rua Roberto Rossi, Parque Interlagos.

- Praça Vitor Rômulo Pracílio, na rua Alcides Moreira de Paulo, Jardim República (Melhoria).

- Praça Jair Quadros, na rua Mar Del Plata, Jardim Paraíso (Melhoria).

Região central

- Praça Talim, Vila Letônia.

- Área verde da avenida Major Miguel Naked, Jardim das Colinas.

- Área verde da rua Jordão Monteiro Ferreira, Jardim Aparecida.

Região norte

- Ponto de ônibus na Rodovia SP-50, Vila Paiva.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×