Cursos gratuitos do Qualifica beneficiam 15 mil neste ano
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Formatura do programa Qualifica São José no Cine Teatro Benedito Alves da Silva. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-12-2019
Alunos de vários cursos do Qualifica comemoram na noite de segunda-feira, a conquista da capacitação profissional e aumenta as chances de empregabilidade ou empreender num negócio próprio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas pelos cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo Programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, em 2019. A cerimônia de formatura deste ano ocorreu na noite desta segunda-feira (9), no Cine Teatro Benedito Alves. Cerca de 250 alunos, educadores e autoridades participaram do evento.

As vagas deste ano foram oferecidas em mais de 250 cursos desde capacitação em gastronomia, cerimonial, empreendedorismo, primeiro emprego até cursos de alta tecnologia, entre outros. Todos os cursos são voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Com 19 anos, Letícia de Souza está se formando na faculdade em Recursos Humanos e não perdeu a oportunidade em participar de um curso oferecido pelo Qualifica nesta área. “Achei muito importante aproveitar a oportunidade do Qualifica de me capacitar ainda mais nesta área fazendo um curso complementar de Recursos Humanos. Foi melhor ainda pois sendo gratuito ajuda quem mais precisa como eu e tanta gente”, disse a formanda.

Já trabalhando em indústria, Juliano Furian, de 41 anos, já fez dois cursos do Qualifica, Empreendedorismo e Modelo de Negócios. Estou satisfeito pelas oportunidades que tive e quero me capacitar cada vez mais para enfrentar o competitivo mercado de trabalho”, disse.

O número de vagas oferecidas neste ano pelo Qualifica é superior a 2017 e 2018, respectivamente. Em 2017, foram ofertadas 11.000 vagas. E, em 2018, outras 12.500. Isto, totalizou nos últimos três anos 38.500 vagas em cursos de qualificação. A tendência é que, de 2017 a 2020, sejam totalizados mais de 50.000 vagas oferecidas.

Os cursos do Qualifica são voltados para a necessidade do mercado e têm como principal objetivo capacitar os trabalhadores para terem melhores condições de empregabilidade. Todos os cursos são gratuitos.

Inscrições gratuitas

A partir de janeiro próximo deverão ser divulgadas as inscrições para os primeiros cursos gratuitos de 2020.

Para fazer a inscrição nos cursos, basta acessar o site Prefeitura/Qualifica ou ligar para a Central 156.  Somente a inscrição não implica em garantia da vaga. Os candidatos são selecionados por critério socioeconômico e, os selecionados, são então formalmente comunicados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Parcerias

Todas as aulas dos cursos oferecidos pela Prefeitura, por meio do programa Qualifica São José, são realizadas em parceria com entidades renomadas como Cephas (Centro de Educação Professor Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Sesi (Serviço Social da Indústria).