Prefeitura inicia obra de prolongamento de ciclovia
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
NOVA CICLOVIA AVENIDA BACABAL - 29-11-2019 - LUCAS CABRAL
Com o prolongamento, ela será estendida por mais de 200 metros no sentido Centro até a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, na última sexta-feira (29), as obras de prolongamento da ciclovia da rua Bacabal, na região sul da cidade. O projeto integra um pacote de seis obras de requalificação de áreas urbanas.

Atualmente, a ciclovia termina próximo ao semáforo do Centro da Juventude. Com o prolongamento, ela será estendida por mais de 200 metros no sentido Centro até a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, para posterior conexão com a malha cicloviária existente.

A obra será feita pela empresa Spalla Engenharia e está orçada em R$ 62.116,31. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro deste ano.

Incentivo ao transporte sustentável

A Prefeitura de São José incentiva o uso do transporte sustentável, tem aumentado a oferta desses modais e se preocupa em dar melhores condições aos usuários, principalmente de segurança, para esses tipos de deslocamentos.

No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo da Prefeitura é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Neste ano, a Prefeitura iniciou as obras da ciclovia que passará pelo Arco da Inovação, com 3,3 quilômetros de extensão, a do DCTA/Av. dos Astronautas, que terá 6 quilômetros de extensão, além da ciclovia que irá compor a Via Cambuí (região sudeste), com 8,6km. O projeto da Via Jaguari (região norte), que terá 4km também terá uma ciclovia em toda a sua extensão.