Ponte estaiada está com quase 40% dos serviços realizados
Atualizado em 06/08/2019 - 18:51
Lançamento de viga no Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 06-08-2019
Nesta semana, a empresa está lançando as vigas no ramo que ligará as avenidas São João e Jorge Zarur - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

O Arco da Inovação, que está sendo construído pela Prefeitura de São José dos Campos, já está com 38,22% de execução realizada. Nesta semana, a Queiroz Galvão, responsável pela obra, iniciou o lançamento de vigas no vão número 9 do ramo que ligará as avenidas São João e Jorge Zarur, ao lado do hipermercado Extra.

Já foram fechados quatro vãos nesse trecho da ponte estaiada. Cada um deles comporta oito vigas pré-moldadas de 16 toneladas cada uma.

Segue em ritmo acelerado também a execução dos dois pilares que formarão o arco, localizados dentro da rotatória do Colinas. Com uma altura final de 100 metros, as estruturas estão com aproximadamente 25 metros já executados.

Cada pilar está sendo executado com um sistema de formas denominado autotrepante (a própria estrutura serve de suporte para o andaime), em etapas de 3,6 metros de altura. Cada conjunto possui 6 pistões hidráulicos operado por uma central automatizada, que possibilita a elevação do sistema de forma totalmente autônoma.

Além de possibilitar que as atividades sejam realizadas em condições climáticas desfavoráveis a outros sistemas, ele é considerado extremamente seguro e altamente produtivo.

Todas as frentes de trabalho no entorno da rotatória do Colinas interferem nas condições de trânsito da região, especialmente nos horários de pico. Por isso, é recomendável a utilização das rotas alternativas, sobretudo ao condutores que utilizam o local apenas como passagem.

Futura travessia entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo, o Arco da Inovação vai ligar as regiões centro e oeste e desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Motoristas e passageiros do transporte coletivo serão beneficiados. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras