Museu homenageia Heitor Villa-Lobos até domingo
Atualizado em 21/08/2019 - 11:23
60 anos de Heitor Villa-Lobos
A partir desta quarta-feira (21) até domingo (24), acontecem palestras e recitais em homenagem aos 60 anos de sua morte - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A programação tem curadoria do violinista Acácio Oliveira, considerado embaixador da música de São José dos Campos – título que recebeu em 1998, pelo então prefeito Emanuel Fernandes – e fundador do Conservatório Musical Villa-Lobos e da Faculdade de Música. Em seus 50 anos de carreira, já formou milhares de alunos.

A abertura das atividades contará com uma exposição composta por 21 quadros em tamanho 40x25 cm, que retratam diferentes momentos da vida de Villa-Lobos. A visitação ficará disponível até o dia 7 de setembro.

Perfil

Além de compositor, violoncelista, pianista e violonista, Heitor Villa-Lobos foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Seu trabalho destacou aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional. Criou, aproximadamente, mil obras musicais, entre sinfonias, cirandas, óperas e choros. Sua figura teve grande importância no período do modernismo no país.

Dia 21 (quarta), 20h
- Abertura da exposição fotográfica ‘Heitor Villa-Lobos’
- Palestra e recital ‘Transcrições e Música de Câmara’, com Carlos Alexandre Wuensche

Dia 22 (quinta), 20h