Conselho Municipal de Segurança tem novo comando
Atualizado em 22/08/2019 - 08:54
Operação da Patrulha do Sossego Público, realizada na noite de sábado (9), em locais com indicação de fluxo de funk. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-02-2019
Operação da Patrulha do Sossego Pública, uma das ações do programa São José Unida que tem contribuído para melhoria da segurança pública no município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O secretário de Proteção ao Cidadão e comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, Devair Pietraroia da Silva, foi eleito, por aclamação, presidente do Conselho Municipal de Segurança para mandato de dois anos.

A nova Comissão Executiva já tomou posse. A vice-presidência será exercida pela secretária da Comissão de Segurança Pública da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José, Cláudia Pereira Nascimento.

A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Leste, Rosângela Aparecida da Silva, foi eleita 1ª secretária, enquanto o inspetor da GCM Elvis de Jesus será o 2º secretário.

Debates e melhorias

O Conselho Municipal de Segurança, instituído em 1992, é um órgão consultivo que tem como principal objetivo discutir ações e medidas para melhoria da segurança pública no município.
Entre as principais funções estão desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas, realização de campanhas que estimulem a participação da sociedade em projetos e programas, recebimento de sugestões da comunidade, apoio às ações desenvolvidas por órgãos governamentais ou não e promoção de entendimentos com organizações e instituições afins, entre outras.

É composto por membros (titular e suplente) de 23 órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

A Prefeitura é representada por integrantes das secretarias de Proteção ao Cidadão; Apoio Jurídico; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania e Mobilidade Urbana.

Também fazem parte membros da Câmara Municipal; dos 5 Consegs de São José; das polícias Civil e Militar, da Secretaria Estadual de Educação e de entidades como a OAB e a ACI (Associação Comercial e Industrial), entre outras.

São José Unida

A implantação do programa São José Unida em 2017, no início da atual Administração, reforçou os debates e ações do Conselho Municipal de Segurança.

O programa, liderado pela Prefeitura, reúne as principais forças de segurança que atuam no município e tem como principal objetivo prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.