Mostra de Arte Circense terá 11 dias de espetáculos para todas as idades
Atualizado em 13/08/2019 - 17:48
Mostra de Circo
Nesta quinta, o espetáculo ‘Pelo Cano’, da Cia. Pelo Cano (SP), se apresenta à 19h30, na Casa de Cultura Flávio Craveiro - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Respeitável público, a V Mostra de Arte Circense vai começar! A partir desta quinta (15), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai levar workshops, cabarés, cortejos, pocket shows e atrações circenses para seis espaços culturais da cidade. Tudo gratuito e para todas as idades.

O evento acontece anualmente devido ao grande potencial circense que São José dos Campos possui. Neste ano, a mostra conta com a curadoria de Caco Mattos, que é ator, palhaço, diretor e pesquisador na Pílulas Cômicas.

“O circo é arte viva e, como a vida, está em constante movimento e transformação, dialogando com seu tempo e suas inquietações. Arte viva e contemporânea, onde tradição, transição e inovação se entrelaçam e se complementam criando distintas possibilidades de comunicação com a plateia”, disse Caco Mattos.

“Na mostra, será apresentado ao público quais as estéticas e conteúdos que alguns artistas circenses do Brasil vêm escolhendo para criar suas dramaturgias e espetáculos. Quais as misturas e fusões com outras linguagens artísticas (teatro, dança, música, etc.) e habilidades circenses para a composição de suas obras e de se estar no mundo como artista”, completou o curador.

A programação vai até o dia 25, tudo com entrada livre. Para os workshops, é necessário fazer inscrição pelo aplicativo São José Viva.

 

Programação

 

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO (Av. Lênin 200 – Dom Pedro I) 

DIA 15 (QUINTA)

19h30: Espetáculo ‘Pelo Cano’, com Cia. Pelo Cano (São Paulo- SP) / Livre

Pelo Cano é um espetáculo onde duas palhaças vivem pequenas situações que revelam sua forma de interagir com o mundo, em geral, de forma ridícula e catastrófica. Nessas cenas utilizam-se de objetos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia, entre outros, trabalhados de diferentes formas que escapam de suas funções cotidiana e utilitária.

DIA 16 (SEXTA)

19h30: Espetáculo ‘Magia’, com Cia. Teatral Turma do Biribinha (Arapiraca – AL) / Livre

“Dirigir um filme, sem elenco e sem dinheiro? Só se for ‘Magia’”. E assim começa a saga de um palhaço que é contratado para este desafio, sem a mínima condição, mas também sem poder abrir mão desta oportunidade. Biribinha usa seus velhos truques aprendidos no circo para fazer o filme e tentar colorir mais uma vez a sua vida que está, por hora, meio sem cor.

DIA 17 (SÁBADO)

9h às 13h: Workshop - Comicidade Física, com LaMínima Circo e Teatro / 20 vagas / Inscrições pelo APP São José Viva

Fernando Sampaio e Filipe Bregantim, do Grupo LaMínima, ministram oficina para profissionais ou estudantes de artes cênicas e iniciantes nas artes circenses e com conhecimento em práticas acrobáticas. Na oficina, serão abordados os pontos que compõem o universo da comicidade física, propondo aos participantes a ampliação de seus recursos, repertório e vocabulário para a prática circense.

13h: Território de Brincar

Ações lúdicas e recreativas para crianças

15h – Pocket Show ‘Picadeiro da Alegria’, com artistas de SJC - Raphaela Olivo (malabares com cubo), Anabe (bambolê), Therry Clown (equilibrismo e malabarismo), Palhaço Yoyo (palhaçaria) e Helô (flag de malabares).

19h30: Espetáculo ‘Leões, Vodka e Um Sapato 23’, com Cia. De Dois (São José dos Campos) / 12 anos

O espetáculo retrata o cotidiano de quatro artistas miseráveis na busca pela sobrevivência, assombrados pelos fantasmas dos leões. Daí surgem questões existenciais sobre a condição do ser humano, como liberdade, fome e morte. 

DIA 18 (DOMINGO)

9h às 13h: Workshop - Palhaçaria Clássica, com Cia. Do Ó / 20 vagas / Inscrições pelo APP São José Viva

Com o objetivo de apresentar de forma prática conceitos e informações sobre a construção e caracterização do personagem cômico, Val de Carvalho ensina os participantes, por meio de exercícios, a entrar em contato direto com os elementos fundamentais para a montagem de um palhaço de circo. Ao final, será entregue uma apostila com textos, fotos, esquetes e material de apoio sobre o palhaço.

10h: Cortejo na Feira do Colonial

15h: Oficina dos Saberes Circo, com as mestras tradicionais circenses Amercy Marrocos, Edmeia Fonseca e Marília de Dirceu

19h30: Cabaré Deusas do Picadeiro, com direção de Ellen Moreira

Grande festa em que as artistas irão cantar, dançar, brincar, sorrir, voar no trapézio, tecido, lira para celebrar o feminino e as mulheres fortes e exuberantes que vieram antes de nós, que desbravaram e ampliaram nosso espaço, que nos inspiram e com quem aprendemos tanto.

DIA 19 (SEGUNDA)

9h e 14h: Pocket Show ‘Picadeiro da Alegria’, com artistas de SJC - Raphaela Olivo (malabares com cubo), Anabe (bambolê), Therry Clown (equilibrismo e malabarismo), Palhaço Yoyo (palhaçaria) e Helô (flag de malabares).

19h30: Palcos Abertos, com apresentações amadoras com inscrições no local. 

DIA 20 (TERÇA)

9h e 14h: Pocket Show ‘La Joie’, com Diana Vieira (palhaça), Erick Rodrigos (palhaço), Guilherme Barruchi (acrobata), Larissa Harmônica (malabarista com bambolê), Silmara Sousa (acrobata e malabarista flag) e Nicolas Esteban (malabarista e acrobata, com direção de Ellen Moreira.

19h30: Espetáculo ‘Birita Procura-se’, com A Casa das Lagartixas Teatro Clube (São José dos Campos) / 12 anos

Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará em seu caminho?

DIA 21 (QUARTA)

9h e 14h: Pocket Show ‘Picadeiro da Alegria’, com artistas de SJC - Raphaela Olivo (malabares com cubo), Anabe (bambolê), Therry Clown (equilibrismo e malabarismo), Palhaço Yoyo (palhaçaria) e Helô (flag de malabares).

19h30: Espetáculo ‘O Casamento’, com Genésios Cia. (Jacareí) / Livre

Casamento é coisa séria. Será? Os palhaços Doroti Catarina e Ernesto resolveram se casar. A partir daí a confusão está estabelecida, com muitas situações divertidas e inusitadas. 

DIA 22 (QUINTA)

9h e 14h: Pocket Show ‘La Joie’, com Diana Vieira (palhaça), Erick Rodrigos (palhaço), Guilherme Barruchi (acrobata), Larissa Harmônica (malabarista com bambolê), Silmara Sousa (acrobata e malabarista flag) e Nicolas Esteban (malabarista e acrobata, com direção de Ellen Moreira.

19h30: Espetáculo ‘Container Circus’, com Cia. De Lucca e Os Profiçççionais (Ribeirão Preto) / Livre

Espetáculo que chega dentro de um container onde quatro excêntricos barreiras, após concluírem seu trabalho de montagem, se transformam em cômicos artistas e iniciam o show. Apresentam ao público um dinâmico e energético espetáculo, com números clássicos como acrobacia, malabarismo e equilibrismo.

DIA 23 (SEXTA)

19h30: Cabaré de Variedades, com direção de Leandro Delgado

Espetáculo marcado pela presença de artistas de São José dos Campos e seus convidados, com números interativos com o público, explorando a linguagem, do circo tradicional e de transição para o novo.

DIA 24 (SÁBADO)

9h: Workshop: Dramaturgia Física, com Companhia Solas de Vento / 20 vagas / Inscrições pelo APP São José Viva

A oficina tem por objetivo a pesquisa da miscigenação das técnicas de dança, do teatro e do circo. A vivência de processos de pesquisa e jogos acrobáticos usados pelos atores da Companhia Solas de Vento, ministrado por Ricardo Rodrigues, graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas. O workshop é destinado para praticantes das artes de teatro, visuais, dança e circo a partir de 16 anos.

14h: Território de Brincar

Ações lúdicas e recreativas para crianças.

16h: Espetáculo ‘Zé Gambiarra Circo Show’, com Cia. Fulô (Ubatuba) / Livre

Espetáculo solo, onde o Palhaço Zé Gambiarra entra em cena, com a sua maleta repleta de números de habilidades e interações, malabarismos e música. De maneira divertida, sempre conta com a participação do público. Quem assiste ao espetáculo é convidado a entrar em cena, obrigando o palhaço a jogar diretamente com novas possibilidades.

19h30 – Espetáculo ‘À Lá Carte’, com LaMínima Circo e Teatro (Cotia) / 10 anos

Na periferia de um subúrbio perdido no espaço e no tempo, duas pessoas convivem onde o conforto passa longe e a segurança desconhece o endereço. Por vezes percebe-se a existência de vida fora daquele ambiente devido a algumas interferências sonoras. Um deles mostra-se muito tenso, o outro é dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez.

DIA 25 (DOMINGO)

9h: Workshop - O Corpo Acrobático, com Lu Menin / 15 vagas / Inscrições pelo APP São José Viva

Workshop é de iniciação circense, é trabalho de base de acrobacia solo, exploração de diferentes apoios, inversões (apoios sobre as mãos), elementos básicos e sequências acrobáticas. Exploração da versatilidade física unindo capoeira, acrobacia e dança.

10h: Cortejo na Feira do Colonial

19h30: Espetáculo ‘Altissonante’, com Lu Menin (São Paulo) / 12 anos

Espetáculo solo da artista circense Lu Menin, que constrói a própria trajetória feminina em um Aereotório, seu espaço de oração, com ênfase no barroco através drama, emoção e movimento. Com a linguagem multifacetária do circo, através das técnicas de parada de mãos, acrobacia aérea, canto, dança e teatro físico essa figura barroca e Altissonante se expressa!

20h – Cabaré Noite do Fogo, com direção de Adriana Techera

Espetáculo de variedades, com malabaristas, acrobatas e equilibristas que fazem seus números circenses como um elemento num jogo de virtuosismo inerentes ao imaginário lúdico do universo do circo. 

 

CINE TEATRO BENEDITO ALVES (Rua Rui Dória, 935 – Centro) 

DIA 18 (DOMINGO)

17h: Espetáculo Zé Gambiarra Circo Show, com Cia. Fulô (Ubatuba)

O palhaço Zé Gambiarra entra em cena com um espetáculo recheado de truques de habilidades, malabarismos e música. Durante a apresentação, o público é convidado a participar dessa apresentação única e surpreendente.

DIA 25 (DOMINGO)

17h: Espetáculo O Casamento, com Genésios Cia. (Jacareí)      

Casamento é coisa séria. Será? Os palhaços Doroti Catarina e Ernesto resolveram se casar. A partir daí a confusão está estabelecida, com muitas situações divertidas e inusitadas.

 

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE (Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro) 

DIA 20 (TERÇA)

9h: Pocket Show ‘Picadeiro da Alegria’, com artistas de SJC - Raphaela Olivo (malabares com cubo), Anabe (bambolê), Therry Clown (equilibrismo e malabarismo), Palhaço Yoyo (palhaçaria) e Helô (flag de malabares).

 

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América) 

DIA 20 (TERÇA)

18h: Especial Encontro de Malabares

Encontro e troca de técnicas de malabarismo e circo, de maneira livre e prazerosa, estimulando a arte circense e integrando os artistas e o público, com a presença dos artistas Anabe (bambolê), Therry Clown (equilíbrismo e malabarismo) Palhaço Yoyo (palhaçaria), Helô (flag de malabares), Diana Vieira (palhaça), Erick Rodrigues (palhaço), Guilherme Barruchi (acrobata), Larissa Harmônica (malabarista bambolê), Silmara Sousa (acrobata e malabarista flag) e Nicolas Esteban Mancisidor (malabarista e acrobata).

 

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre)

DIA 21 (QUARTA)

14h: Pocket Show ‘La Joie’, com Diana Vieira (palhaça), Erick Rodrigos (palhaço), Guilherme Barruchi (acrobata), Larissa Harmônica (malabarista com bambolê), Silmara Sousa (acrobata e malabarista flag) e Nicolas Esteban (malabarista e acrobata, com direção de Ellen Moreira. 

 

CASA DE CULTURA CINE SANTANA (Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana)

DIA 22 (QUINTA)

19h30: Espetáculo ‘Vô Voar’, com Cia. Los Trancos e Barrancos (São José dos Campos) / Livre

Após ter ouvido o último desejo de seu avô, o palhaço Batata precisa realizar uma missão: jogar as cinzas do avô sobre o “pico da neblina”. Para realizar essa trajetória, terá a companhia de sua amiga palhaça Panqueca. Durante todo o caminho, eles enfrentam muitos obstáculos, que acabam gerando situações de conflito, mas no fim percebem que a vida pode se tornar bem mais fácil quando a dividimos com alguém.

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×