Festa do Trabalhador prepara novidade para visitantes
Atualizado em 30/04/2019 - 12:50
40 º Festa do Trabalhador  no Novo Horizonte 01 05 2018
Festa do Trabalhador conta com equipe de cozinheiras, nutricionistas e voluntários para o preparo do macarrão - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

A 41ª Festa do Trabalhador, no Parque Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, terá uma novidade que promete cair no gosto dos visitantes. O evento, nesta quarta-feira (1º de maio), vai oferecer dois tipos de macarrão à bolonhesa: espaguete e fusilli.

Para dar conta de atender ao público, uma equipe de cozinheiras e nutricionistas ajudam na preparação de uma tonelada de macarrão, 500 quilos de carne moída, 600 quilos de extrato de tomate, 20 quilos de açúcar, 15 quilos de sal, 40 quilos de tempero e 100 litros de óleo de soja, três quilos de orégano e um quilo de louro.

A preparação do prato começa bem antes da festa. O time de cozinheiras, nutricionistas e voluntários iniciam os preparativos na noite desta terça-feira (30).

“Antes, à tarde, recebemos os produtos: macarrão, temperos, carne e o molho”, explicou a chefe da merenda escolar do ensino municipal, Michele de Lima.

O cronograma de trabalho envolve a instalação de oito fogões industriais de seis bocas, até 12 cilindros de gás, limpeza minuciosa das 35 panelas de 30 a 45 litros, além da colocação estratégica de 140 ‘hotboxes’ para manter a massa e a mistura com o molho aquecidas.

“Todo serviço é realizado em três turnos. São cerca de 25 pessoas em cada etapa. O molho é preparado no dia do evento, logo pela manhã”, explicou a chefe da merenda. “No segundo período de trabalho, começamos a refogar a carne e, depois, misturamos ao molho”, completou.

O serviço só termina quando todos os munícipes forem atendidos.

Um dos destaques da festa é o cuidado que existe na cozinha montada para o evento. Ninguém entra no local sem touca na cabeça. Cozinheiras que irão manipular os alimentos recebem luvas térmicas.

Programação

O evento oficial começa às 10h, com missa na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, na praça 1º de Maio. Em seguida, iniciam as atividades recreativas, que funcionarão das 10h às 15h, na rua dos Lavradores.

Às 12h, começa a distribuição da macarronada na escola estadual Professor Dorival Monteiro, na rua dos Pedreiros, 367.

Para garantir mais conforto à população, serão montadas três tendas que abrigarão as atrações recreativas, que incluem rua de lazer, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além de ações educativas sobre segurança no trânsito. Tudo gratuito.

No evento deste ano, são esperadas mais de 8.000 pessoas. Na quadra da escola são instaladas mesas e cadeiras, onde os participantes poderão almoçar tranquilamente com suas famílias, ao som da Banda Luahu, cujo forte é o forró e músicas brasileiras. Para pegar a macarronada, é preciso entrar na fila.

Organização

Um grupo de 300 pessoas está envolvido na organização, incluindo Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Saúde (ambulância), equipe elétrica, equipe hidráulica, agentes da Mobilidade Urbana, Urbam e Secretarias de Manutenção e Educação.

Missa em comemoração a 41ª Festa do Trabalhador
Local: Paróquia Coração Eucarístico de Jesus

Atividades Recreativas
Local: Rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio)