Condutores podem ter desconto de 40% no pagamento de multas
SNE permite desconto de 40% no pagamento de multas - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Há pouco mais de um ano, São José dos Campos aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço que integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta. São José é a única cidade do Estado de São Paulo a disponibilizar esse serviço para o cidadão.

O diferencial do sistema é que ele permite o pagamento de multa – registrada na cidade - com desconto de 40%. Um balanço feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com dados do SNE, mostra que de 4 de abril de 2018 – data que São José aderiu ao sistema - até 4 de abril deste ano, 5.807 veículos foram registrados no sistema e juntos somaram 9.396 infrações.

Desse total, 4.036 foram pagas com os 40%, 28 com desconto de 20% e 812 sem desconto. O SNE foi criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Órgãos de dezenove estados do país aderiram ao sistema (veja a lista).

Como funciona

Os motoristas que aderiram ao SNE podem obter 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito, desde que não recorram e respeitem os prazos de pagamento. Normalmente, todas as multas, independente do SNE, permitem 20% de desconto para pagamento antes do vencimento.

Ao cadastrar o veículo, o condutor recebe a notificação pelo celular e pode solicitar o pagamento com 40% de desconto.

O aplicativo SNE Denatran está disponível para celulares Android e IOS. Nele também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.

Além das lojas dos sistemas operacionais, o SNE Denatran está disponível para download na página de aplicativos para celular da Prefeitura e também pode ser acessado pelo site do sistema, o que dispensa o download.

Pagamento

Os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil estão aptos a receber o pagamento de multas via cartão de débito de qualquer banco. Para usufruir do serviço, não é necessário ser cliente do Banco do Brasil.

Basta o munícipe inserir o cartão de débito no terminal, informar o código de barras da multa de trânsito manualmente ou por meio da leitora de código de barras e confirmar o pagamento. Até a data de vencimento, a multa pode ser paga com 20% de desconto.