Prefeitura publica edital para auditoria do transporte público
Atualizado em 12/04/2019 - 15:06
Ponto Ônibus Avenida São José  24 01 2019
Prefeitura publicou edital para auditoria do transporte público - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos publicou, nesta quarta-feira (10), concorrência pública para contratação de empresa para prestação de serviços técnicos em auditoria para verificação independente dos contratos de concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros por ônibus, bem como auditoria dos dados informados pelas empresas do município. A abertura das propostas será feita em 27 de maio.

Na auditoria, será analisada toda a estrutura e setores que envolvem os contratos de concessão, como as funções operacional, econômico-financeira, contábil, administrativa e arrecadação, com base nos contratos vigentes. A contratação irá complementar a auditagem interna que já é realizada continuamente pela Prefeitura.

O trabalho deverá analisar o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018, com ênfase nos dois últimos anos, e de 2019 até o término dos contratos vigentes de concessão. Além disso, será feito uma etapa de diagnóstico e análise da situação atual do sistema, de aferição dos componentes estruturais de custos operacionais que servem de base para cálculo da remuneração dos serviços executados e de insumo para medidas a serem propostas.

O tempo de contrato é de 27 meses, com valor máximo de R$ 1,8 milhão.

Atualmente, três empresas atuam em São José: CS Brasil, Expresso Maringá e Saens Pena, com 103 linhas e uma frota de 388 ônibus. Os novos veículos, assim como toda a frota da cidade, possuem GPS, Painel Eletrônico de LED, elevadores para acessibilidade, catraca eletrônica e câmeras de segurança.