São José participa de congresso internacional sobre drogas
Atualizado em 24/09/2018 - 17:53
Congresso Internacional
Evento, em Campos do Jordão, é referência para um amplo debate sobre o problema do uso indevido de álcool e outras drogas - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, participou na última quinta-feira (20) do 5º Congresso Internacional Freemind 2018, um evento que é referência para um amplo debate mundial sobre o problema do uso indevido de álcool e outras drogas e que foi realizado em Campos do Jordão.

O município foi convidado para participar do painel “Coalizões Comunitárias: a comunidade unindo-se contra as drogas”, que repercute a prevenção realizada por essa população, devido ao importante trabalho que a cidade vem realizando em menos de um ano da implantação do Coalizão São José.

Quatro cidades foram convidadas -- Porto Real (RJ), Santos (SP), Cruzeiro (SP) e São José -- para participar desse evento.

São José se destacou por ser a maior entre todas, com um grande desafio acerca desse tema e já com resultados expressivos nesse período com pesquisas realizadas nas escolas da região sul e a capacitação de lideranças sobre o tema.

O resultado dessa pesquisa, realizada em parceria com a Faculdade Anhanguera, sobre o uso de álcool e outras drogas nas escolas públicas da região sul da cidade, deverá ser divulgado em outubro.

Cerca de 3.000 alunos foram alcançados com essa ação que teve como objetivo conhecer a realidade do uso de drogas nessa região, a forma de acesso e a idade de início do consumo, para que, com informações sólidas, possam implantar programas de prevenção baseados na realidade da comunidade.

A pesquisa é uma ação do projeto “Coalizão São José”, realizada em escolas municipais e estaduais do município, que atendem crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos.

Além dessa ação, o Coalizão São José, que trabalha na conscientização de pais sobre os malefícios do álcool e das drogas, já realizou 17 reuniões com a comunidade capacitando a população em geral e 200 lideranças da região sul da cidade. Realizou também, durante o período da Copa do Mundo, a campanha “Copa sem álcool” em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana durante a blitz da Lei Seca.

O projeto

"Coalizão São José" é um projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, que acontece por meio da participação de instituições sociais, população e do poder público e tem como missão impactar a comunidade e promover vidas saudáveis. O Coalizão é feito para a comunidade e pela comunidade.

Ações antidrogas

O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos estadual e federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, e tem como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.