Homenagens marcam Dia do Agente de Trânsito em São José
Atualizado em 24/09/2018 - 20:16
Mobilidade Urbana
Bueno, agente de trânsito há 15 anos, durante homenagem ao Dia Municipal do Agente de Trânsito - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Quem tem menos de 20 anos não imagina as ruas de São José dos Campos sem os agentes de trânsito. Porém, a equipe começou a atuar em 1998, com a criação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e a municipalização da área.

Para celebrar duas décadas de trabalho -- e também o Dia Municipal do Agente de Trânsito --, os profissionais tiveram um dia especial, com direito a certificado de honra ao mérito, espaço de beleza e um vídeo de homenagem preparado para a data.

Os certificados traziam o nome e o tempo de trabalho dedicado à função.

Para o agente Paulo Bueno da Cunha, há 15 anos nas ruas, receber o certificado foi um reconhecimento pela dedicação e trabalho.

“Senti-me honrado pela homenagem”, afirmou.

Bueno, como é conhecido por todos, disse sentir orgulho por contribuir na segurança e em ajudar as pessoas.

No espaço criado para os cuidados com a aparência, alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) ofereceram corte de cabelo e barba aos homens.

Para as mulheres, maquiagem e design de sobrancelhas deixaram as agentes produzidas para comemorar a data.

Aprendizado

Mais de 20 alunos do curso de barbearia da Fundhas participaram da homenagem.

As atividades foram prestadas pelos jovens das unidades Dom Bosco (zona sul) e Bernardo Alberto Rohde (zona norte).

“Nós que estamos trabalhando diariamente nem sempre temos este tempo para cuidados. Ter este evento aqui, com a Fundhas fazendo esse ‘carinho’ para a gente, é maravilhoso”, disse a agente de trânsito Cacilda da Costa Mariano.

Para os alunos, além da realização pessoal, esta é mais uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado recebido nas aulas.

“Além de cuidar do visual dos agentes, a gente se prepara mais para o mercado, pois conseguimos ser mais técnicos e pegar o jeito certo com a prática. É bom ter leveza nas mãos para não machucar e saber lidar com o público”, declarou Jeferson da Silva Rodrigues, de 16 anos.

E teve mais...

O vídeo preparado para a ocasião trouxe depoimentos de familiares, agentes aposentados e parceiros de trabalho, como Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Todos falaram sobre a importância do trabalho da equipe e deixaram mensagens de agradecimento e felicitações aos profissionais.

A comemoração ainda contou com música ao vivo, cabine de fotos, jogos, caricaturas, além da aferição de pressão arterial, glicemia e medida certa, oferecida pela Cruz Vermelha.

CTB

O Código de Trânsito Brasileiro é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. O CTB tem, como base, a Constituição Federal de 1988, respeita a Convenção de Viena e o Acordo Mercosul e entrou em vigor no ano de 1998.

São José dos Campos foi uma das primeiras cidades do Brasil a integrar o Sistema Nacional de Trânsito, ainda em 1998, assumindo o compromisso pelo deslocamento e segurança das pessoas em trânsito na cidade.

* Colaboraram Paula Pessoa e Quitéria Melo.