Banco do Povo Paulista oferece microcrédito com juros de 0,35%
Atualizado em 24/09/2018 - 16:54
Clientes Banco do Povo Paulista
Juntamente com um sócio, o microempresário Mateus Henrique de Oliveira fez empréstimo no BPP para dobrar sua produção de marmitex - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Não são poucos os desafios para o pequeno empreendedor viabilizar o sonho do próprio negócio e começar realizar a meta de poder gerar renda e emprego.

Para isso, o Banco do Povo Paulista, que é vinculado à Prefeitura de São José dos Campos, oferece crédito reduzido de 0,35% para concessão de empréstimos para compra de equipamentos, estoque e capital de giro, entre outras modalidades.

A linha de microcrédito para o pequeno empreendedor tem como objetivo a geração de emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, viáveis e sujeitos à avaliação técnica para liberação.

Bons negócios

Profissional da área de estética e beleza, Lucimara Nunes é uma das clientes do Banco do Povo Paulista. Ela começou atendendo em domicílios e, atualmente, presta serviços em um salão de estética com boa infraestrutura. Ela utilizou o microcrédito para investir em equipamentos e implementar sua atividade e atrair mais clientes.

“Agradeço a Deus e ao Banco do Povo por esse amparo, que fez toda diferença em minha vida profissional e pessoal também”.

Juntamente com um sócio, o microempresário Mateus Henrique de Oliveira se especializou em fornecer comida em marmitex. O diferencial é que ele visa clientes do período noturno, que não tinham tanta opção. Ele solicitou o empréstimo para aquisição de uma cozinha industrial para dobrar a produção.

“É difícil conseguir empréstimo na iniciativa privada, pois além das muitas exigências, os juros são extremamente altos. Já no Banco do Povo isso não ocorre. Cobram um valor mínimo de juros e após uma análise do negócio e documentações, facilitam e querem ajudar no crescimento da empresa, já que sabem que uma empresa que cresce gera mais empregos e renda para a cidade”, afirmou Mateus.

Outro cliente do Banco do Povo Paulista, a peixaria Okamato possui uma “boutique” especializada em pescado e venda de peixes in natura. O crédito solicitado foi para implementar o negócio e atrair mais clientes.

Qualifica e Quero Serviços

Também em apoio ao pequeno e microempreendedor, a Prefeitura de São José dos Campos oferece dois programas para qualificar e ajudar a divulgar o empreendedor.

Por meio do programa Qualifica São José são oferecidos cursos gratuitos de capacitação. Os cursos têm como foco a demanda do Mercado de Trabalho, conforme pesquisas do Observatório do Trabalho.

O Quero Serviços apoio o profissional autônomo a divulgar ser trabalho para quem busca serviços profissionais nas diversas áreas.

O programa Qualifica São José, o Observatório do Trabalho e o Quero Serviços são vinculados à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

O que o Banco financia

- Matérias-primas e mercadorias em geral para comercialização

- Compra e conserto de equipamentos, ferramentas e máquinas

- Equipamentos de informática