São José tem saldo positivo na geração de vagas de emprego
Atualizado em 25/09/2018 - 11:57
Novas Instalações do PAT  13 09 2018
No PAT, os candidatos têm acesso às novas vagas de emprego e ainda podem participar de cursos gratuitos de qualificação no programa Qualifica São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram que São José dos Campos obteve saldo positivo na geração de empregos. De acordo com os dados oficiais, a cidade registrou em agosto, saldo de 317 vagas de emprego e, acumula, desde o início do ano, 571 novas vagas de emprego.

Em agosto, o Comércio liderou o ranking com 287 novas vagas, em segundo, a Construção Civil, com 151 e, na sequência, o setor de Serviços, com 89.

Para o Caged, o saldo mensal de emprego por município é o resultado da diferença de admissões e demissões.

Empregabilidade

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os resultados refletem uma série de ações que a Prefeitura tem implementado para melhoria da empregabilidade, capacitando trabalhadores para as novas vagas que estão surgindo no mercado, por conta da recuperação da economia, mesmo que ainda discreta.

Entre essas ações estão a recente lei aprovada de incentivo à logística e startups, que concede benefícios fiscais para novas empresas e também às já existentes, com a consequente geração de empregos.

Sala do Empreendedor

Somente neste ano, foram abertas na cidade cerca de 7 mil novas empresas de todos os portes. Outro fator positivo para isto é agilidade para emissão do Alvará de funcionamento. Atualmente, isto é feito em até 24 horas, na Sala do Empreendedor, da Prefeitura, o que é considerado um recorde entre as maiores cidades do país.

A Prefeitura também tem realizado eventos para capacitação de mão de obra e oferecimento de vagas de emprego. Como exemplo estão a Feira do Empreendedorismo e Trabalho, que ofertou cerca de 300 vagas de emprego, a Logvale, no setor de logística e a Feira do Trabalho para a Pessoa com Deficiência (PCD). Como incremento dessas medidas, a Prefeitura lançou também o Programa Pró-Trabalho, de mão de obra temporária remunerada.

Qualifica e Observatório

Na área de capacitação, a Prefeitura continua investindo na diversificação do Programa Qualifica São José com novas parcerias para cursos gratuitos, como exemplo, com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senac (Serviço Nacional do Comércio).

Para analisar e atender à dinâmica das necessidades do mercado de trabalho,  também funciona no PAT o Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional.

O objetivo de todas as iniciativas é proporcionar aos munícipes, que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade, a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho.

Confira mais sobre dados do Caged de São José dos Campos