Passeio no Parque Ribeirão Vermelho marca Dia Mundial sem Carro
Atualizado em 22/09/2018 - 18:00
Bicicletas compatilhadas
O passeio compartilhado de bicicleta fez parte da Semana Nacional de Trânsito - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 150 pessoas participaram na manhã deste sábado (22), do Passeio Compartilhado, no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, região oeste da cidade. O evento faz parte da Semana Nacional de Trânsito que termina nessa terça, 25.

Também neste sábado é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial Sem Carro, uma proposta de se experimentar novas formas de transitar pela cidade, deixando o carro na garagem.

Quem participou teve oferta de água e frutas. Profissionais da Secretaria de Esportes levaram também a Rua de Lazer para as crianças e uma professora de educação física fez um aquecimento com quem estava no Parque, antes do passeio começar. O trajeto, de aproximadamente três quilômetros, foi feito em cerca de uma hora.

Bicicletas compartilhadas

Adultos e crianças também conheceram o novo sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura. Por enquanto, apenas uma empresa já foi aprovada dentro das normas do decreto municipal, mas outras três já manifestaram interesse no serviço.

Dez bicicletas do novo sistema estavam à disposição dos participantes do Passeio. As bicicletas compartilhadas só poderão ser usadas via aplicativos de celular e cada 30 minutos de uso custará ao ciclista, R$ 1,00.

As 50 primeiras bicicletas dessa empresa deverão estar disponíveis até dia 15 de outubro, no centro e na região da Vila Adyana. O sistema adotado foi o dockless, ou seja, não há estações de estacionamento. As bikes podem ficar estacionadas em qualquer ponto da área de abrangência do sistema.

Daniela Monteiro Vieira, moradora do Urbanova, afirmou que gostou bastante do passeio. “Acho uma proposta bem interessante para incentivar nossos filhos a participar, fazer esporte ao ar livre, acordar cedo, se movimentar ao invés de ficar em casa assistindo TV, uma coisa diferente. A gente conhece outras pessoas, socializa. Bem legal essa atividade”. Para ela, poderia acontecer toda semana.

Para Manoela Ferreira Flora, de oito anos, o passeio é uma oportunidade de não andar de carro. “Gostei bastante. Você pode passear ao ar livre, fazer exercícios e não usar o carro”, afirmou a ciclista mirim.

Ciclovias

Antes do passeio, foram apresentadas as próximas obras de ciclovias que serão realizadas na cidade. A ligação das regiões oeste, centro e sul deve começar ainda esse ano e terá 3,6 quilômetros passando pela avenida Jorge Zarur.

A conexão vai englobar as ciclovias das avenidas Lineu de Moura até a Via Oeste, passando pelas avenidas Eduardo Cury e Jorge Zarur transpondo o Anel Viário, continuando pela avenida Jorge Zarur até chegar à avenida Benedito Matarazzo, onde fará a ligação com a passarela sobre a via Dutra, próximo ao Shopping ValeSul, conectando à ciclovia da avenida Andrômeda.

No início do ano passado, São José dos Campos contava com 79 quilômetros de ciclovias; atualmente são 96 quilômetros. A previsão é quem 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Nesse próximo pacote de obras, serão construídos 44 quilômetros, nos seguintes locais:
• Vidoca – 3,6 km
• São Francisco Xavier – 4,5 km
• Eixo Astronautas – DCTA – 6 km
• Nélson D’ávila - 2,7km
• Bairro ciclável Chácaras Reunidas – 14,63 km
• Via Cambuí – 8,6 km (em construção)
• Via Jaguari – 4 km (em licenciamento ambiental)
• Ponte Maria Peregrina – 0,35 km
• Passarela Ponte Minas Gerais – 0,38 km