Desfile da Independência reúne 10 mil pessoas na área central de São José
Atualizado em 08/09/2018 - 15:12
Desfile 7 de Setembro
Carca de 5 mil pessoas assistiram ao dsfile que contou com a participação de 29 instituições civis e militares - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Governança

Mais de 5 mil pessoas acompanharam o desfile em comemoração ao Dia da Independência, em São José dos Campos. A solenidade, organizada pela Prefeitura, teve inicio com a hasteamento de bandeiras na Orla do Banhado com a participação da  Banda de Santana, entoando o hino nacional.

O desfile contou com a participarão de 29 instituições civis e militares e teve início na esquina da Rua Dolzani Ricardo com a Avenida Nelson D’Ávila, seguindo pela Rua 15 de Novembro até próximo da Praça da Matriz.

Entre as entidades, que somaram cerca de 5 mil participantes, estavam membros do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), atiradores do Tiro de Guerra, alunos da rede municipal de ensino, Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e agentes ambientais da Urbam (Urbanizadora Municipal).

Envolvida na bandeira nacional, Eli Perez da Cunha, de 73 anos chegou bem cedinho na avenida, “Sou muito pátria amada, as poucas vezes que deixei de participar do desfile, foi por conta do plantão no trabalho, esse aqui é o melhor país do mundo”. Concluiu a técnica em enfermagem.

Para a empresária Helen Sobreiro, acordar cedo no feriado e levar as duas filhas para acompanhar o desfile cívico é uma maneira de preservar a tradição. “Eu incentivo as meninas participarem porque acho lindo é importante elas conhecerem. As pessoas estão deixando de lado essa tradição”, explicou.

Se para quem acompanha a experiência é gratificante, imagina só poder abrir a solenidade. O Coronel Alexandre Nogueira Barbosa, do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica) ressaltou que homenagear a pátria no dia da sua independência contribui com a missão de estimular o patriotismo na sociedade, servindo de instrumento para inspirar a população no dia dedicado ao Brasil.

Maria José do Prado acompanhou muito emocionada o desfile dos dois filhos, Ana Beatriz, de 10 anos que já participa do evento pela terceira vez e o estreante Anthoni Prado de 6 anos. “As crianças fazem parte do grupo de Escoteiro Mirim Lady Olave Baden e fico muito feliz em acompanhar o desfile. Acho importante eles conhecerem o significado do 7 de setembro”, disse.

Infraestrutura

Neste ano, o público e os integrantes do desfile contaram com segurança ainda mais reforçada. Entre as 250 pessoas que atuaram na organização do evento, 60 pessoas ficaram responsáveis pelo controle de acesso.

A estrutura contou também com três ambulâncias e duas tendas direcionadas a pessoas com deficiência. Banheiros químicos também foram disponibilizados.

Do início ao fim do desfile, cerca de 60 policiais militares e 90 guardas civis municipais circularam pelo local garantindo a segurança do público.