Em dia especial, UBS une saúde, diversão e convívio solidário
Atualizado em 20/10/2018 - 18:31
Ação Educativa Saúde  e Rua de Lazer / UBS Campos São José  20 10 2018
Crianças brincam em UBS do Campos de São José, que abriu suas portas para ação educativa - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

Um dia especial, em que a preocupação com a saúde se somou à recreação, à união de pais e filhos e ao convívio solidário entre médicos, enfermeiras, funcionários e usuários.

Neste sábado (20), a UBS (Unidade Básica de Saúde) dos Campos de São José, na região leste, abriu suas portas à comunidade para uma ação educativa organizada pela Prefeitura para promoção de saúde, prevenção de doenças, conscientização, cultura e muito lazer.

Usuários da unidade, moradores do bairro e de outras localidades que participaram do evento aprovaram a iniciativa.

Durante seis horas, eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e os funcionários da UBS.

“Está sendo um dia diferente. Em geral, quando a gente vem à UBS é porque está com dor ou sofrendo. Hoje, trouxe meus filhos para brincar. Estamos interagindo bastante, conhecendo a UBS e nos divertindo. A Prefeitura deveria fazer eventos como este com mais frequência”, disse a cabeleireira Bianca Diana Aparecida, 30 anos, que mora no Campos de São José e estava com o filho de 7 anos e a filha de 2 anos.

“Estou gostando. É uma chance de conhecer a UBS e os funcionários. Este contato humano é muito importante. Na correria do dia, acabamos vindo aqui só por causa de doenças. Meu filho que já esteve aqui algumas vezes com dor, hoje está brincando e se divertindo”, afirmou a dona de casa Aneidemar Gonçalves, 42 anos, que reside no Pousada do Vale, também na zona leste, e estava acompanhada pelo filho de 6 anos.

Prevenção

Em meio ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a ação educativa deste sábado também foi muito útil para usuárias da UBS do Campos de São José.

“Vim participar do evento e aproveitei para fazer a coleta de preventivo. Também acompanhei uma palestra sobre o câncer de mama e interagi com os funcionários. A minha vinda aqui à UBS hoje foi muito produtiva”, disse a dina de casa Maria Imaculada Rosa de Oliveira, 60 anos, que mora no Jardim Mariana 1, também na zona leste.

“A Prefeitura está de parabéns. Vim fazer a coleta de preventivo, que já estava agendada, e descobri que estava tendo este evento tão legal. Estou cuidando da minha saúde e ainda tive a oportunidade de me divertir”, afirmou a dona de casa Silvana Amorim da Silva, 43 anos, que reside no Campos de São José.

Atrações

A ação educativa promovida pela Prefeitura contou com palestras, apresentações artísticas e distribuição de material informativo.

Foram realizadas ainda atividades da prática integrativa Lian Gong, apresentação teatral e palestras sobre câncer de mama, febre maculosa e autoestima.

Teve ainda o Projeto Rua de Lazer, garantindo uma manhã de muita animação com as crianças na UBS.

UBS Resolve

A Unidade Básica de Saúde do Campos de São José, que é referência de atendimento para dez bairros da região leste e possui atualmente 24.503 usuários cadastrados, recebeu o programa UBS Resolve em março último.

O novo conceito da atenção básica adotado pela Prefeitura já está presente em 17 UBS’s em várias regiões da cidade.

Com o programa UBS Resolve, as unidades passam a realizar a coleta de material para exames laboratoriais no próprio local. Isso evita o deslocamento do paciente até o laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Ele sai da consulta com a data e hora marcadas para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico. A previsão é realizar 550 exames laboratoriais por mês nesta unidade.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBSs também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas.