Prefeitura lança sistema de bicicletas compartilhadas e amplia conexão entre ciclovias
Atualizado em 19/10/2018 - 11:38
Bike Compartilhada
O serviço de aluguel das bicicletas será oferecido no mesmo aplicativo de Estacionamento Rotativo da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta sexta-feira dia (19), a partir das 11h30, acontecerá o lançamento do BikeSanja, no largo São Benedito, centro de São José dos Campos. O BikeSanja é um programa da Prefeitura que integra ações para incentivar o uso da bicicleta como forma de deslocamento. O sistema entrará em operação a partir das 6h de sábado (20).

Além das bikes compartilhadas, a iniciativa também contempla a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso o consciente e seguro do modal.

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bikes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura (veja mapa abaixo). As bicicletas inteligentes são equipadas com travas eletrônicas, GPS para localização e chip de comunicação em tempo real, além de baterias solares para alimentação dos dispositivos.

Serão disponibilizadas, inicialmente, 50 bicicletas no centro expandido da cidade. O usuário poderá liberar e devolver a bike por meio da leitura de QR Code disposta na parte traseira da bike, onde fica localizado a trava (locker).

As bicicletas poderão ser utilizadas todos os dias da semana, no período das 6h às 23h. O serviço de aluguel das bicicletas será oferecido no mesmo aplicativo de Estacionamento Rotativo, utilizado também para aquisição de tíquetes de estacionamento. É necessário possuir cartão de crédito.

Valor do aluguel

. Por tempo de uso: R$ 1,00 por cada 15 min de uso;
(Para usuários com tíquete de estacionamento ativo: R$ 0,50 por até 15 minutos)

. Assinatura do Serviço: R$ 20,00/mês por até 30 minutos com intervalos de 15 minutos entre viagens, para dar a rotatividade ao sistema

Ciclovias conectadas

Além da ciclovia da Via Cambuí que está em construção, a Prefeitura iniciou o processo licitatório para a construção da Ciclovia Vidoca, que funcionará como conexão entre ciclovias das regiões Norte, Centro, Oeste e Sul.

A conexão vai englobar as ciclovias das avenidas Lineu de Moura até a Via Oeste, passando pelas avenidas Eduardo Cury e Jorge Zarur transpondo o Anel Viário, continuando pela avenida Jorge Zarur até chegar à avenida Benedito Matarazzo, onde fará a ligação com a passarela sobre a via Dutra, próximo ao Shopping ValeSul, conectando à ciclovia da avenida Andrômeda.

No início do ano passado, São José dos Campos contava com 79 quilômetros de ciclovias. Atualmente são 96 quilômetros. A previsão é quem 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Próximas ciclovias somam 44 km

Vidoca – 3,6 km
São Francisco Xavier – 4,5 km
Eixo Astronautas – DCTA – 6 km