São José tem papel importante no plano de emergência e resgate em acidentes na Tamoios
Atualizado em 17/10/2018 - 18:38
2º Simulado de Acidente com produtos  Perigosos  Rodovia Tamoios
Neste simulado, o tema foi o transporte de produtos perigosos com múltiplas vítimas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A concessionária Tamoios realizou, na manhã dessa quarta-feira (17), o seu exercício simulado anual de acidentes. Desta vez, o tema foi o transporte de produtos perigosos com múltiplas vítimas. A ação, que contou com vários órgãos de apoio, foi feita no acesso ao quilômetro 18,5 da rodovia dos Tamoios, em Jambeiro.

A simulação demonstrou que a estrutura de São José dos Campos é fundamental no planejamento do atendimento em caso de acidente na rodovia. Eventos ocorridos desde o inicio até a serra do Mar têm as vítimas transportadas prioritariamente para o Hospital Municipal, na Vila Industrial.

Órgãos e instituições instalados no município também são acionados em acidentes, como o Corpo de Bombeiros e, em caso de transporte de vítimas, as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Sinergia

O evento teve como objetivo promover o treinamento e a sinergia das equipes de resgate, diminuindo o tempo de atendimento em caso de acidentes, aumentando a eficiência das equipes e oferecendo mais segurança dos usuários.

A ação envolveu Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Samu, Artesp (Agência Reguladora Transportes do Estado), Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico), Defesa Civil, BR Vida, seguradora Porto Seguro e Parque Estadual da Serra do Mar.

A cena do simulado reuniu uma van, dois carros de passeio, uma moto e sete vítimas.

A Prefeitura de São José dos Campos participa de ações e investimentos na área da segurança através do programa São José Unida, que reúne todas as principais forças de segurança que atuam no município, a maioria com alcance regional.