Moradores do Campo dos Alemães aproveitam o domingo com o Conexão Juventude
Atualizado em 14/10/2018 - 21:04
Conexão Juventude no bairro Campo dos Alemães, região sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-10-2018
As opções culturais, artísticas, de lazer e serviços gratuitos do Conexão alegraram e animaram o domingo de moradores da região sul - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

“Opção de lazer em família” – a expressão resume como a maioria dos moradores do Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, definiu o Conexão Juventude que ocorreu neste domingo (14). O programa promovido pela Prefeitura agradou munícipes de todas as idades ao reunir, em um espaço ao ar livre, variedade de músicas, danças, atividades esportivas e recreativas e serviços.

O Conexão que, nesta edição aconteceu ao lado do Mini Shopping do bairro durante a tarde e início da noite deste domingo, é considerado também uma vitrine para a juventude, por oportunizar serviços e acesso à cultura e esporte aos jovens e seus familiares por meio de atividades gratuitas.

Entre as diversas atividades, adolescentes e jovens fizeram fila para brincar nos jogos de realidade virtual. E a fila valeu a pena, segundo os amigos Breno Carlos Morais, 21, e Rafael Ernesto, 16 anos.

“Achei muito louco a realidade virtual, parece que é de verdade, dá uma sensação real, foi muito bom, curti”, disse o animado Breno.

“Parece que estamos descendo em uma montanha russa, é bem real e muito legal”, afirmou Rafael.

Os garotos aprovaram também os ritmos da trilha sonora do Conexão que contou com show de sertanejo da dupla Sandro e Thiago, pagode com a banda Brilho no Olhar, além de sucessos tocados pela pick up da DJ Ludmilla. As opções ecléticas agradam o público e animam o ambiente, cercado de famílias.

Maria Vaneza da Silva, de 34 anos, foi acompanhada do marido e dos quatro filhos, dois meninos, Lucas e Samuel, com 2 e 4 anos, e duas meninas, Vitória e Ágatha, de 10 e 7. A família marca presença nos eventos e não se lembra de quantas edições do Conexão já participou, mas considera todas como momentos importantes de lazer.

“É um incentivo bom e sadio para sairmos de casa com as crianças, nós gostamos bastante e sempre viemos", disse Maria.

“Está muito legal, até agora o que mais gostei foi do touro mecânico e de fazer pintura de borboleta no rosto”, disse a primogênita Vitória. Ao que a irmã, Ágatha, emendou: “O brinquedo de pular é demais, eu estou adorando ficar aqui”.

Jaqueline Aparecida Correa mora próximo ao local do evento e aproveitou o domingão para deixar o penteado de seus meninos, Richard, 8, e Jason, 3, em dia. A mãe acompanhava, com atenção, enquanto os dois cortavam os cabelos, com todo cuidado da equipe responsável pelo serviço. Com o novo visual, os garotos já estavam prontos para brincar.

“Se não tivesse esse evento eu estaria com eles em casa, aqui é bom porque tem brincadeiras, como a Rua de Lazer, que acho ótima. Hoje ainda cortaram o cabelo e ficaram lindos", disse Jaqueline.

Boxe com atleta premiada

O esporte também esteve presente com mais uma clínica de boxe ministrada por profissionais do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura. Os cerca de 10 atletas puderam ensinar regras e movimentos básicos da luta para participantes de todas as idades.

Entre os esportistas presentes, estava Yasmin Pereira, 13 anos, que acaba de vencer uma competição paulista, ocorrida na última sexta-feira (12), na categoria 57 kg.

“O esporte, no geral, sempre faz bem para quem pratica, o boxe é parte importante da minha vida, me ajudou a lidar com a timidez e é ótimo para mim. Trazer o boxe aqui pode aproximar o esporte da comunidade, com orientações", contou Yasmin, que sonha em um dia participar de uma olimpíada.

O evento

O público teve ainda uma aula aberta de Urban Mix™ no meio da tarde e pode participar de oficinas culturais e artísticas, como a de oficina de História em Quadrinhos, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e aberta para todos.

O evento é democrático e qualquer movimento jovem que queira participar mostrando seu talento pode procurar por um dos organizadores no dia e manifestar o interesse.