Fontes de praças e parques do centro e dos bairros são reativadas
Atualizado em 26/11/2018 - 09:30
Reativação de fonte na praça Capitão Pedro Pinto da Cunha, no Jardim Paulista; trabalho também foi realizado em praças dos bairros
A fonte da Praça Capitão Pedro da Cunha, que foi reativada recentemente; trabalho tem sido realizado em praças e parques do centro e dos bairros - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está reativando fontes ornamentais de praças da região central e dos bairros que estavam desligadas há pelo menos três anos.

O trabalho, realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade, está na fase final e consiste em manutenções hidráulica e elétrica.

A próxima fonte que será religada é a da praça Cândido Dias Castejón (em frente à Faculdade de Direito da Univap), no centro. A previsão é de que o serviço no local seja iniciado na próxima semana.

Nesta quinta-feira (22), foi concluída a reativação da fonte da praça Natal, no Parque Industrial, na zona sul.

O trabalho, que atende reivindicações da população, já contemplou outras três fontes: da praça da Matriz (centro), da praça das Bandeiras (Jardim Estoril, na zona sul) e da praça Capitão Pedro Pinto da Cunha (em frente ao Santuário São Judas Tadeu, no Jardim Paulista, na região central).

O objetivo é tornar as praças mais bonitas e atraentes para os moradores de São José e os turistas.

Aprovação popular

Munícipes consultados elogiaram o trabalho realizado pela Prefeitura de reativação das fontes nas praças.

"Está ficando bem melhor. A fonte ligada dá mais vida à praça", disse a comerciante Luciana Heringer Sobrinho, 41 anos, que mora no Jardim Souto, na zona sudeste.

"A Prefeitura está de parabéns por reativar as fontes. Com ações como esta, as nossas praças ficam mais bonitas e atraentes. Com certeza, mais pessoas vão frequentar as praças", afirmou a atendente Samara Santos, 27 anos, que mora no Campos de São José, na zona leste.

Santos Dumont

No Parque Santos Dumont, um dos principais cartões-postais de São José, a Prefeitura reativou as três cachoeiras dos lagos, incluindo o japonês. No maior lago, também foi religado o arco-íris. O trabalho foi concluído no mês passado. Posteriormente, o maior lago também ganhará projeto especial de iluminação, tornando o local ainda mais bonito e atraente.

Minha Praça de Volta

Na atual Administração, os serviços de manutenção e melhorias em praças, parques e áreas de lazer têm sido constantes.

Em cumprimento ao Plano de Gestão, foi implantado o programa Minha Praça de Volta, que tem como objetivo cuidar de toda a manutenção de áreas de lazer para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade e as crianças possam brincar e se divertir em segurança.

Iniciado em fevereiro de 2017, o programa já recuperou 22 áreas de lazer em todas as regiões da cidade, garantindo mais opções de recreação para toda a família.

A lista inclui a praça das Bandeiras e o Parque Santos Dumont, que estão tendo as fontes e cachoeiras reativadas.

Atualmente, está sendo revitalizada a praça das Antilhas, na Vila Rubi, na região central. A reurbanização do local deve ser concluída na próxima semana.

As fontes já reativadas

- Praça da Matriz (centro)

- Praça das Bandeiras (Jardim Estoril, na zona sul)

- Praça Capitão Pedro Pinto da Cunha (em frente ao Santuário São Judas Tadeu, no Jardim Paulista, na região central)