Praças, ATI's e áreas verdes vão ganhar 217 lâmpadas de LED e 110 postes
Atualizado em 21/11/2018 - 17:46
Implantação 38 lâmpadas  de Led  na rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza   no Residencial  Righi  10 08 2018
A rua Lindaura Ferreira de Souza, no Residencial Righi, após receber 38 lâmpadas de LED - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos vai instalar 217 lâmpadas de LED, 110 postes e 40 refletores em praças, áreas verdes, áreas de lazer, ATI's (Academias da Terceira Idade), vielas, pistas de skate e quadras em 13 bairros da região central e das regiões leste, sul, sudeste e norte.

A implantação dos postes e das luminárias é uma reivindicação antiga das comunidades, já que estes locais foram entregues sem esta infraestrutura, o que colocava em risco a segurança dos moradores.

Os contratos com as empresas G-Energy Engenharia e Consultoria Ltda, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), e CSC Construtora, de Passos (MG), foram assinados na última segunda-feira (19) e somam R$ 705,7 mil. Como o valor referencial da licitação era de R$ 940,4 mil, a economia para os cofres públicos será de R$ 234,7 mil, com um desconto de 25%.

A previsão é de que a instalação das luminárias, postes e refletores tenha início no próximo dia 3 de dezembro, com previsão de término de todos os serviços até 3 de março do ano que vem.

Serão beneficiadas 4 áreas verdes (sendo 2 em servidões públicas), 3 ATI's, 2 praças, 2 áreas de lazer (em 1 delas tem pista de skate e quadra), 1 viela e 1 rua.

Este é o segundo pacote de iluminação ornamental deste ano. No primeiro, concluído em agosto último, foram implantadas 149 lâmpadas de LED e 73 postes em praças, áreas verdes e ATI's de bairros das zonas sul e leste onde também não havia iluminação.

Eficiência e economia

A medida integra o projeto de expansão da iluminação ornamental (em praças, parques, áreas verdes, entre outros). A partir deste ano, todas as lâmpadas que forem implantadas nestes locais serão de LED, mais potentes e modernas. Além de serem mais eficientes, contribuirão para a redução dos serviços de manutenção e reparos, gerando economia para os cofres públicos.

Projeto Iluminar

As ruas e avenidas de São José também estão sendo contempladas com lâmpadas de LED através do projeto Iluminar, que integra o Plano de Gestão com o objetivo de garantir mais segurança para a população.

A modernização do sistema de iluminação pública prevê a instalação de 46 mil luminárias de LED, no período de 1 ano e 3 meses, nos principais corredores de ônibus e nas proximidades de escolas e câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

O investimento, de R$ 32 milhões, será financiado pelo Banco do Brasil. O valor inclui a aquisição das luminárias e a instalação, sob responsabilidade da Urbam (Urbanizadora Municipal) e coordenação da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Expansão da iluminação pública
. ATI (Academia da Terceira Idade)
Rua Maria Pinotti Bicudo
Bairro: Santana Região: Norte