Moradores do Jardim Augusta aprovam nova galeria de águas pluviais
Atualizado em 20/11/2018 - 17:38
Personagens do Jardim Augusta  Sr. Pepe e Alemão  12 11 2018
Pepe ficou muito feliz com a obra de infraestrutura no bairro: "Agora o serviço é de primeira" - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

As constantes inundações no Jardim Augusta, na região central de São José dos Campos, viraram coisa do passado. Praticamente concluída – só falta o recapeamento das ruas –, a nova galeria de águas pluviais do bairro já melhorou a drenagem durante a ocorrência das chuvas das últimas semanas.

"Ficou um serviço muito bom, com muitas bocas de lobo, e a água está escorrendo direitinho", afirmou José Fernandez Marful, o popular Pepe, de 79 anos de idade e 60 de Jardim Augusta. Dono de uma lanchonete no bairro, ele ressalta que a obra trouxe tranquilidade a todos. Sempre que chovia forte, a enxurrada batia na soleira. Arrumavam a galeria, mas nada resolvia. Agora o serviço é de primeira".

Na opinião de Eric Vinicius Marques Santos, de 39 anos, e morador no bairro há 10, a nova galeria veio em boa hora. “Teve essa chuva no fim de semana, mas não teve enchente nenhuma, não empoça a água mais. Antigamente, o trânsito ficava horrível, a gente tinha medo até de doença”.

Para reformar a galeria e melhorar o escoamento, a Prefeitura construiu um túnel em concreto projetado de 387 metros de extensão e 1,80 de diâmetro. A capacidade será suficiente para escoar o volume de águas pluviais durante precipitações mais intensas e que poderiam causar inundações, principalmente no verão. A obra recebeu ainda 1.213 metros de galerias em tubulações de concreto de diversos diâmetros.

Já a antiga rede de esgoto foi refeita, totalizando cerca de 2 quilômetros de extensão. Essa medida resolveu os problemas de retorno e mau cheiro, que também eram motivo de reclamações por parte dos moradores.

Há mais de 35 anos trabalhando no comércio do Jardim Augusta, Carlos Alberto da Silva, conhecido como Alemão, lembra que os dias de sofrimento ficaram para trás. “Estamos muito felizes com esse trabalho bem feito. Nessas chuvas, já deu para perceber como melhorou a vazão da água”.

Com a conclusão da galeria de águas pluviais, a Prefeitura iniciou a recuperação do pavimento nas vias do Jardim Augusta. Os serviços, previstos para terminar em dezembro, serão executados pela empresa contratada, a Trail Infraestrutura.

Receberão novo asfalto as ruas Copenhague, Estocolmo, Moscou, Berna, Varsóvia, Madrid e Atenas. Anteriormente a rua Berna, avenida Lisboa e trechos de outras vias também foram recuperados. Nesse período, haverá pontos interditados, mas evitando causar grandes impactos na circulação de veículos. Haverá sinalização e apoio dos agentes de trânsito para orientação.

A última etapa da obra consiste na demolição do asfalto existente, tratamento da base e nova pavimentação. O pavimento antigo apresenta desgaste intensivo, trincas e buracos. Deste modo, haverá melhor mobilidade e mais qualidade de vida para a população.

Iniciada em outubro do ano passado, o investimento de R$ 8,2 milhões atende reivindicações de moradores e comerciantes após décadas de espera.