Prefeitura abre nesta segunda 1.000 vagas no programa Meu Pet Feliz
Atualizado em 19/11/2018 - 10:24
Palestra
O programa tem como objetivo estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta segunda-feira (19), a segunda fase do programa Meu Pet Feliz. O cadastro gratuito para as castrações de cães e gatos deve ser feito no site da Prefeitura. Serão disponibilizadas 1.000 vagas, com previsão de 415 castrações por mês.

A fila seguirá ordem cronológica de inscrição, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero. O munícipe deverá acompanhar através do e-mail cadastrado na inscrição, e do telefone, o chamado para o agendamento, bem como preencher o formulário de inscrição com dados corretos e atualizados.

Na primeira fase foram ofertadas 1.500 vagas. As inscrições foram abertas em agosto e se encerraram em menos de 24 horas. O programa prevê 5.000 castrações em um ano. Atualmente, 436 animais ainda estão em processo de agendamentos das cirurgias.

Posse responsável

O Meu Pet Feliz tem o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Em 3 meses desde o lançamento do programa, já foram castrados 622 animais, sendo 485 da espécie canina (308 machos e 177 fêmeas) e 137 da felina (92 fêmeas e 45 machos). Atualmente, 3 clínicas estão credenciadas para a realização dos procedimentos.

Requisitos para inscrições:

Proprietário:

• Residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos.

Animais:

• Devem ser de espécie canina ou felina.
  • Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições.
  • Animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes.
  • Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Gatos:

• Idade entre 4 meses a 8 anos.

Cães:

• Até 20 Kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
  • Entre 20 a 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
  • Acima de 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 6 anos.

Importante:

• Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros).

Critérios para inscrições:

• Poderão ser castrados até 2 animais por CPF/Endereço. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição.
  • ONG's e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, também deverão inscrever animais sob sua responsabilidade, cujas vagas serão distribuídas mediante percentual equitativo.

Inscreva seu pet no programa de castração.