Parques, museus e piscinas são opções gratuitas para o feriado prolongado
Atualizado em 25/06/2020 - 11:10
Alameda das palmeiras imperais, no Parque das  Cidade
O Parque da Cidade, com suas palmeiras-imperais é uma das opções de passeio durante o feriado prolongado na cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A chegada do final de semana prolongado com o feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, o último antes do período natalino, muitas pessoas aproveitam para descansar ou se divertir. E, para quem vai passar esses dias na cidade, São José dos Campos oferece várias opções de passeios, prática de esportes e ainda, uma movimentada agenda cultural. Tudo de graça.

São parques públicos abertos para o lazer e para esporte, museus que vão desde o acervo científico e tecnológico da aeronáutica à ciência, física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. Tem programação musical e artesanato até no Mercado Municipal, além de 11 piscinas abertas à população e um distrito repleto de boa gastronomia e belas paisagens naturais. Confira as opções abaixo.

Parques

A cidade conta com vários parques, seja na área central ou mais afastados, que se distinguem por suas belezas naturais, opções de lazer e prática de esportes radicais.

Parque Santos Dumont

Réplicas de aviões, aparelhos de ginástica, pista de skate, playground, pista para caminhada

R. Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyanna, tel. 3921-7066

Caminhada: 4h às 22h, demais atividades, 7h às 16h45

Parque Vicentina Aranha

Antigo Sanatório tombado pelo patrimônio histórico. Dispõe de diversos atrativos como pista de corrida, programação cultural e academia ao ar livre.

R. Prudente Meirelles de Moraes, 302, Vila Adyanna

Tel. 3911-7090. Mais informações www.pqvicentinaaranha.org.br

Parque da Cidade

Patrimônio histórico, espaço para prática de esporte, cultura e lazer

Av. Olivo Gomes, 100, Santana

Parque Alberto Simões

Tirolesa, escalada, arborismo, circuito para caminhada e parque infantil

Av. Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana

Terça a sexta-feira, das 6h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h

Parque Ribeirão Vermelho

Quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate e de caminhada, ciclovia e parque infantil

Av. Maria de Lourdes Friggi, Urbanova

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Parque Sérgio Sobral de Oliveira

Campo de futebol, pistas de skate, quadras iluminadas, espaço para apresentações

Rua Ricardo de Paiva Vieira, Jardim Santa Inês 1

Parque Alambari

Extensa área de mata nativa e de reflorestamento voltada para o lazer contemplativo. Conta ainda com trilhas para caminhada, parque infantil, estações de ginástica, campo de futebol e quadra

R. Benedito Resende de Souza e Rua Alceu de Andrade, entre o Jardim Mariana 2 e o Campos de São José

Caminho das Garças

Parque infantil, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e de futebol de areia

Av.Rodolfo Castelli, Putim

Distrito de São Francisco Xavier

Localizado a cerca de 50 quilômetros do centro, esse distrito de São José dos Campos está localizado em meio a Serra da Mantiqueira, em área de proteção ambiental, oferecendo várias opções de turismo contemplativo, gastronomia regional e artesanato.

Mais informações sobre São Francisco Xavier

Entretenimento

Projeto Verão

Abertura ao público de 14 piscinas da Prefeitura

Aos sábados e domingos, das 12h30 às 18h30. Nesse feriado prolongado, de quinta-feira a domingo

Mais informações do Projeto Verão

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Entre várias atrações, o destaque da Fundação Cultural Cassiano Ricardo é o Mês da Música, que tem programação para este feriadão também. Confira a programação geral pelo www.fccr.sp.gov.br

Mercadão Vivo/Projeto Circulação

Programação cultural com apresentações musicais e exposição de artesanato. Neste sábado (17/11), às 11h, “É Brasil, É Samba, com Samba de Moça Só”. Evento integra Mês da Música, da FCCR. Ao lado do Mercado Municipal, Trav. Chico Luis, 57, Centro.

Museus

Museu Interativo de Ciências

Recém-inaugurado, com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. O espaço vai contar com exposições permanentes com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia.

R. Profº Felício Savastano, s/nº, Vila Industrial

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente para escolas agendas)

Neste sábado (17/11), das 10h30 às 14h30 (entrada, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

Museu de Esportes

Acervo esportivo das principais conquistas da cidade e de seus atletas em várias modalidades.

R. Ana Gonçalves Cunha, 340, Jardim Jussara, junto ao Estádio Martins Pereira (portão 2)

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Tel. 3921-4112 ou www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br

MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro

Acervo científico e tecnológico da aeronáutica e do Programa Espacial Brasileiro

Av. Brigadeiro Faria Lima, s/nº, ao lado do aeroporto de São José dos Campos

De 3ª a 5ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Às sextas-feiras, das 8h às 17h

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h

Tel. 3947-7844 / 3947-3046

Museu Municipal de SJC

Exposição de longa duração ‘Arte Viva’, que reúne obras artísticas da década de 60 e que fazem parte do seu próprio acervo. São cerca de 70 trabalhos em exposição, entre pinturas, esculturas e desenhos de 43 artistas.

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Museu de Arte Sacra

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

Museu do Folclore de SJC

Local onde é possível conhecer um pouco da cultura popular regional, por meio de objetos que retratam os saberes e fazeres de diferentes mestres, além de várias manifestações nas áreas da música, da dança, das religiões e das festas folclóricas.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana