Funcionários da SMC dão exemplo de amor e dedicação a São José
Atualizado em 31/12/2018 - 07:41
Especial dos Funcionários da SMC  19 12 2018
Seu Manoel, Tatinha e Pedrinho: junto com João de Castro, estes funcionários da SMC cuidam de São José com o mesmo carinho que dedicam às suas casas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Todos os dias, eles saem de casa com uma missão especial: contribuir, com seus trabalhos, para que São José dos Campos seja cada vez mais bonita, segura, organizada e arborizada.
Em geral, passam desapercebidos pela população na correria do dia a dia de uma grande cidade, mas são fundamentais para que tenhamos qualidade de vida e saúde.

Funcionários exemplares com mais de 30 anos de Prefeitura, dedicam a São José o mesmo carinho e atenção que têm com suas casas e com suas famílias. Aliás, passam mais tempo nas ruas e no trabalho na Secretaria de Manutenção da Cidade do que em suas residências,  com suas mulheres, filhos, netos e bisnetos.

Têm tanto amor pela cidade que alguns nem pensam em aposentadoria tão cedo. Afinal, não consideram o que fazem trabalho. Para eles, é um privilégio servir a cidade e seus moradores.

Privilégio

Pedro Edgar da Silva, 61 anos de idade e 39 anos de serviços prestados ao Parque Santos Dumont, expressa bem este sentimento. 
"O Parque Santos Dumont foi inaugurado em 1971 e comecei a trabalhar lá apenas 8 anos depois, em 1979. Ou seja, mais da metade da minha vida passei no Santos Dumont", disse Pedrinho, como ele é mais conhecido.
"O Santos Dumont é tudo para mim. É a minha casa e os frequentadores são como membros da minha família. Sou um privilegiado por trabalhar em um lugar tão bonito. Enquanto Deus me der saúde, não pretendo me aposentar nem sair daqui."

Trabalho e estudo

Manoel Oliveira, 65 anos e servidor municipal há 41 anos, se emociona ao ser questionado sobre o que a Prefeitura de São José representa em sua vida.
"Tudo. Quando eu ingressei na Prefeitura em 1977, tinha problemas com alcoolismo e era semianalfabeto. Logo depois que comecei a trabalhar na Prefeitura, fui incentivado a estudar e hoje sei ler e escrever. E também parei de beber. Tudo na minha vida melhorou", afirmou Seu Manoel, como ele é mais conhecido entre os funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade.

"A Prefeitura me deu trabalho e estudo e garantiu o sustento da minha família por todos estes anos. Por isto, me dedico todos os dias para fazer o melhor por São José, cidade que me adotou. Eu me sinto realizado por ajudar, com meu trabalho, a combater doenças como a dengue, propiciando mais saúde à população."

Segurança

Uma referência entre os funcionários da Prefeitura, João Batista de Castro já dedicou 37 dos seus 65 anos a São José, cidade em que chegou em 1960. Tanto amor e bons serviços prestados já lhe renderam o título de Cidadão Joseense.

Responsável pelo setor de Saneamento da Secretaria de Manutenção da Cidade, diariamente ele coordena trabalhos de recuperação de pontes, passarelas e ruas, conservação e ampliação de galerias de águas pluviais e limpeza de lagos, entre outros serviços que garantem mais segurança a motoristas, pedestres e à população em geral.

"Tudo que tenho devo à Prefeitura. Então, cuido da cidade com o mesmo carinho que dedico à minha casa e à minha família", disse João de Castro.
"Saio de casa todos os dias motivado. Poderia ter me aposentado em 2008, mas quis continuar ajudando São José e seus moradores. Sou muito feliz por poder, com meu trabalho, garantir mais segurança à população com estes trabalhos de manutenção."

Paisagismo


Se São José é referência em todo o país como uma cidade arborizada, florida e bem cuidada, muito se deve ao trabalho de Valtair Raimundo Teixeira, o Tatinha, que tem 53 anos de idade e 35 de Prefeitura.

Polivalente, ele é responsável pela coordenação dos serviços de paisagismo em praças, parques e áreas verdes e pelo plantio de árvores, além de colaborar com a dedetização.
Tatinha calcula que já plantou ou coordenou o plantio de pelo menos 10 mil árvores em São José. Sem contar que já cuidou do paisagismo de praticamente todas as praças e da maioria do canteiros centrais de ruas e avenidas por toda a cidade.

"Meu primeiro trabalho, aos 15 anos, foi numa floricultura. E há 20 anos estou no setor de paisagismo da Prefeitura, fazendo o que mais gosto. O mesmo carinho que tenho com o jardim da minha casa, dedico às praças e aos parques", afirmou Tatinha.
"Sou muito realizado e orgulhoso de poder, junto com a minha equipe, ajudar São José a ser referência em todo o Brasil de cidade bonita, bem arborizada e bem florida."

Zeladoria

Pedrinho do Santos Dumont, Tatinha do paisagismo, João de Castro do saneamento e seu Manoel da dedetização fazem parte de uma grande equipe responsável pela zeladoria de São José.

Atualmente, a Secretaria de Manutenção da Cidade possui 1.007 funcionários, distribuídos pela sede e pelas 9 Regionais: Centro, Sul 1, Sul 2, Satélite, Leste 1, Leste 2, Eugênio de Melo, Norte e São Francisco Xavier.

Diariamente, eles deixam suas famílias e passam muitas horas nas ruas para que você possa viver em uma cidade bonita, atraente, bem cuidada, arborizada, florida, segura e com muita qualidade de vida.
Bom mesmo é viver em São José. E trabalhar pela cidade.

Conheça os funcionários

  • Tatinha

Nome Completo: Valtair Raimundo Teixeira
Idade: 53 anos
Local de nascimento: São José dos Campos
Estado civil: Casado, tem 5 filhos e 5 netos
Início na Prefeitura: 10 de junho de 1983
Tempo de Prefeitura: 35 anos
Aposentadoria: Faltam 2 anos e meio. Pretende se aposentar em agosto de 2021 
Função atual: Monitor das equipes de paisagismo e de plantio de árvores da SMC. Também colabora com o setor de dedetização
Funções que já exerceu: Capina e roçada e trabalho administrativo na Regional Centro

 

  • João de Castro

Nome Completo: João Batista de Castro
Idade: 65 anos
Local de nascimento: Seritinga (MG). Mora em São José dos Campos desde 1960. Já recebeu o título de Cidadão Joseense
Estado civil: Casado, tem 4 filhos, 6 netos e 1 bisneto
Início na Prefeitura: 27 de abril de 1981
Tempo de Prefeitura: 37 anos
Aposentadoria: Poderia ter se aposentado em 2008. Pretende continuar pelo menos mais 2 anos na Prefeitura
Função atual: Coordenador do setor de Saneamento
Funções que já exerceu: Motorista e administrador das regionais Norte, Leste 1 e Centro. Foi um dos responsáveis pela implantação de todas as regionais da Prefeitura

  • Seu Manoel

Nome Completo: Manoel Oliveira
Idade: 65 anos
Local de nascimento: Queimadas (BA)
Estado civil: Casado, tem 1 filho e 3 netos
Início na Prefeitura: 13 de junho de 1977
Tempo de Prefeitura: 41 anos
Aposentadoria: Poderia ter se aposentado em 2013. Pretende continuar na Prefeitura pelo menos até os 70 anos
Função atual: Monitor do setor de dedetização. Aplica larvicida nas beiras de córregos e lagos (entre outros locais) e realiza ainda os trabalhos de desratização, combate a formigas e pulverização de pragas de árvores (como lagartas)
Funções que já exerceu: Capina e roçada, coleta de lixo (antes da criação da Urbam), fumacê contra pernilongos e ajudante de motorista de caminhão

  • Pedrinho

Nome Completo: Pedro Edgar da Silva
Idade: 61 anos
Naturalidade: São José dos Campos
Estado civil: Casado, tem 3 filhos e 7 netos
Início na Prefeitura: 20 de novembro de 1979
Tempo de Prefeitura: 39 anos
Aposentadoria: Poderia ter se aposentado em 2014. Pretende continuar na Prefeitura e no Parque Santos Dumont até quando Deus lhe der saúde e força
Função atual: Monitor do Parque Santos Dumont e responsável pelo cuidado com os peixes dos três lagos
Funções que já exerceu: No Parque Santos Dumont já fez de tudo. Foi motorista do tratorzinho, líder dos caixas da portaria (quando entrada era cobrada) e das antigas lanchonetes, realizou trabalhos de pintura e foi supervisor.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×