Prefeitura capacita equipes para atendimento a dependentes químicos e familiares
Atualizado em 10/12/2018 - 14:42
Capacitação para profissionais moradores de rua
A capacitação prevê orientações aos parentes e ao próprio usuário, no momento em que procuram os serviços da assistência social - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realiza nos próximos dias 12 e 17 a “Capacitação em Intervenções Familiares para Álcool e Drogas”, destinada a 50 pessoas que compõem as equipes dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e unidades da Casa do Idoso.

A ação tem como objetivo capacitar os profissionais das redes de atendimento para o trabalho de prevenção contra o uso de álcool e outras drogas junto às famílias e dependentes químicos. A capacitação prevê também orientações aos parentes e ao próprio usuário, no momento em que procuram os serviços da assistência social.

A capacitação tem carga horária de 16 horas e será realizada no Sama (Serviço para Atendimento de Adolescentes e Mulheres Dependentes Químicos).

A capacitação será realizada pela professora Dra. Roberta Payá, especialista em dependência química, coordenadora do curso de Capacitação em Terapia Familiar em Dependência Química, quee abordará os seguintes temas:

- Panorama da intervenção familiar para álcool e drogas: Conceito de Família; Configurações familiares.

- Instrumentos e avaliações terapêuticas para a construção de trabalho com famílias: Genograma/Ecograma; Ciclos de Vida familiar; Resignificando a Codependência; Modalidades de Atendimento I.

- Especificidades com famílias: Modalidades de Atendimento II; Populações específicas.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×