1ª Mostra de Ginástica Rítmica reunirá quase 280 alunas de escolinhas municipais
Atualizado em 06/12/2018 - 17:27
82º Jogos Abertos do Interior - 5º dia
Evento terá participação das ginastas do programa Atleta Cidadão, que disputaram os 82º Jogos Abertos do Interior - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ginásio do Tênis Clube (Avenida Nove de Julho, 23 – Vila Ady Ana) se tornará no próximo sábado (8), uma verdadeira área de apresentação para os movimentos graciosos e extremamente coordenados que serão exibidos com a 1ª Mostra de Ginástica Rítmica, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos.

Para a estreia do evento, 278 alunas das escolinhas municipais de sete unidades esportivas mantidas pela Prefeitura vão apresentar coreografias trabalhadas durante todo o ano. Serão duas sessões, sendo a primeira às 17h e a segunda às 19h30. A entrada se dará mediante apresentação de convite entregue a convidados das atletas.

As ginastas que participarão têm de 7 a 14 anos e praticam a modalidade no Centro Poliesportivo Vila Tesouro, nos centros esportivos Palmeiras de São José, Vila Letônia e Galo Branco, no Centro de Convivência Jardim das Indústrias, Centro Comunitário Novo Horizonte e na Praça de Esportes Parque Industrial.

De acordo com a organizadora responsável pela Mostra, Virginia Oliveira, “o objetivo central do evento é mostrar o trabalho desenvolvido durante as aulas regulares”, onde as garotas aprendem a utilizar elementos como arcos, bolas, fitas e as mãos livres.

Durante a Mostra de Ginástica Rítmica, haverá ainda apresentações especiais dos grupos das categorias de base do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura. As alunas das unidades esportivas são avaliadas durante as aulas e, quando detectada uma evolução desportiva, são encaminhadas para testes no programa.

Exclusividade feminina

Exclusivamente disputada pelas mulheres, a ginástica rítmica, ou GR, como é chamada, surgiu por volta da década de 1920, quando foram acrescentados novos exercícios e música à ginástica artística.  De acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles, no ano de 1984.

A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda. As séries acontecem em uma área de apresentação de 13mx13m, coberta por carpete similar ao das provas de solo da ginástica artística.