Prefeitura amplia oferta de consultas oftalmológicas aos pacientes do SUS
Atualizado em 05/12/2018 - 17:04
Programa Resolve Mais - 4º de atendimento a população. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-11-2018
As unidades móveis do Cies estão atendendo a população no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos aumentou a oferta de consultas oftalmológicas aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Em novembro, foram oferecidas 7.082 consultas.

A meta foi alcançada depois que a Secretaria de Saúde diversificou a forma de contratação dos procedimentos nesta área.

A ampliação no atendimento começou com a transferência do programa de glaucoma – que inclui consultas e distribuição de colírios – para o Hospital Municipal desde junho. Atualmente, cerca de 5.000 pacientes são acompanhados no programa de glaucoma, que passam por consultas regulares e retiram seus colírios a cada três meses. Mensalmente, são atendidos cerca de 2.000 pessoas.

A Prefeitura também foi buscar novos parceiros. Entre os meses de setembro e outubro, mais quatro clínicas passaram a oferecer consultas, exames e cirurgias: Interclínicas, Oftcor, Hospital de Olhos e Oftalmovale. Além destes, o Próvisão também manteve uma agenda reduzida de oferta de vagas.

Outra iniciativa foi o lançamento do programa Resolve Mais e a parceria com a Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), de São Paulo, por meio de unidades móveis instaladas no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. O atendimento no local começou no dia 7 de novembro e, até o momento, já foram ofertadas mais de 1.200 consultas e exames.

O serviço de urgência oftalmológica também passou para o Hospital Municipal no dia 1º de dezembro.