Alunos recebem prêmio por participação em campanha da hanseníase
Atualizado em 05/12/2018 - 19:07
Trabalho vencedor na Saúde
Na sexta (7), às 9h, será a vez dos alunos da Emef Maria Antonieta receberem os prêmios - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/12) a premiação das 3 escolas de ensino fundamental participantes do projeto “Hanseníase – Você Sabia”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Dois alunos de cada escola, que tiveram os trabalhos mais bem avaliados por uma equipe técnica da Secretaria de Saúde, receberão os prêmios – um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais denominado Perfil 6 e um livro, cujo título é “O Menino que Caiu no Buraco”.

Este projeto teve início durante  a Campanha Estadual de combate à Hanseníase, realizada em outubro, e teve como público-alvo alunos do 6º ano das escolas municipais participantes da Campanha dos 3 Bichos de 2018. Ao todo, cerca de 60 trabalhos participaram do projeto.

Em sala de aula, eles foram incentivados pelos professores a pesquisarem sobre a assunto e desenvolver trabalhos criativos, que abordasse  a doença, as formas de prevenção  e tratamento e principalmente ajudasse a diminuir o estigma e o preconceito  existente em torno da doença.

Todos os trabalhos foram avaliados pela equipe técnica do CTP (Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Lesões) – unidade referência da Secretaria de Saúde que atende pacientes com hanseníase –, que escolheu os 6 melhores trabalhos.

Nesta quinta-feira (6), às 15h, receberão os prêmios os 2 alunos da Emef Professor Álvaro Gonçalves. Na sexta (7), às 9h, será a vez dos alunos da Emef Maria Antonieta e às 10h30, os vencedores da Emef Emmanuel Antônio dos Santos.

A campanha estadual foi realizada entre os dias 15 e 30 de outubro junto às unidades de saúde do município, com o objetivo de abordar os usuários da rede quanto às formas de transmissão da doença, seus sinais, sintomas e formas de tratamento.

Atualmente, cerca de 20 pacientes são acompanhados mensalmente na rede pública de saúde do município.