Ponte da zona norte é recuperada e ganha reforço para ampliar segurança
Atualizado em 03/12/2018 - 16:55
Recuperação e reforço de ponte sobre o rio das Cobras, na zona norte. Foto: PMSJC
Equipes da Prefeitura trabalhando na ponte sobre o rio das Cobras; é a 4ª ponte da zona norte recuperada nos últimos dois meses - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu no último sábado (1º) os serviços de recuperação e reforço da ponte sobre o rio das Cobras, na zona norte.

O trabalho, realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade, consistiu na troca dos forros e implantação de mais uma longarina com a finalidade de dar mais estabilidade à ponte.

A antiga estrutura estava com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresentava risco de desabamento.

A ponte fica nas proximidades do bairro do Guirra e dá acesso à 14ª travessa da comunidade Rio das Cobras, sendo muita utilizada por motoristas e pedestres.

É a sexta ponte recuperada pela Prefeitura nos últimos dois meses e a quarta apenas na zona norte. As outras estão localizadas nas zonas sudeste e oeste.

Frederico Ozanan

Na próxima semana, a Prefeitura deverá concluir os serviços de recuperação e reforço da ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, na região leste.

A antiga estrutura de madeira já foi substituída por tubulações de concreto, garantido mais segurança aos motoristas e pedestres e mais fluidez ao tráfego na estrada, que interliga cerca de 40 bairros das zonas leste e sudeste.

A ponte foi ampliada, passando de 4 para 6 metros de extensão, e também duplicada, de 4 para 8 metros de largura.

No momento, as extremidades das tubulações de concreto implantadas estão sendo reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, estão sendo implantados 32 metros de gabiões. O objetivo é evitar futuras erosões.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em 2017, foram realizadas as recuperações das cabeceiras e melhoradas as estruturas de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

As pontes recuperadas recentemente

. Ponte que faz a ligação entre os bairros do Turvo e da Água Soca através das estradas municipais do Turvo (SJC-323) e José Theodoro Azevedo (SJC-155, nas proximidades da Cachoeira do Roncador), na zona norte
. Ponte na estrada José Theodoro Azevedo, na zona norte
. Ponte do Bernardino (Estrada do Rio do Peixe), na região norte