Atletas e equipes são premiados por resultados nas corridas de rua
Atualizado em 22/03/2018 - 11:38
Premiação Corridas de Rua Câmara Municipal  21 03 2018
Mais de 80 troféus foram entregues aos participantes do Circuito Joseense de 2017, na Câmara Municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os melhores corredores de 2017 foram condecorados, publicamente, na noite desta quarta-feira (21) no Plenário Mário Scholz da Câmara de São José dos Campos.

A Prefeitura realizou a cerimônia de premiação do Circuito Joseense de Corridas de Rua, referente ao ano passado, coroando atletas e equipes que se destacaram nas cinco provas que contabilizaram pontos.

Ao todo, foram distribuídos 83 troféus a atletas em seis divisões distintas: ranking PCD (pessoa com deficiência), distância geral, distância por faixa etária, melhor tempo geral, melhor tempo faixa etária e classificação por equipes.

As corridas válidas para a classificação foram as seguintes: Aniversário de São José dos Campos, Circuito Oscar Adidas, Aniversário de Eugênio de Melo, Corrida Capitão Mafuz e Corrida Virada Joseense.

Mais do que o recebimento da premiação, os atletas exaltaram a paixão e o compromisso deles próprios com as corridas de rua que são organizadas ou que têm o apoio da Prefeitura.

“Comecei a fazer academia e lá tinha um grupo de corredores. Me convidaram um dia pra correr a partir daí a gente fica viciado. Não parei mais”, afirmou Sérgio Renato Vaccari Cury, 53 anos, que prestigiou a premiação das equipes Facerunners e APVE, das quais participa.

Teresinha Benvinda dos Santos, 64 anos, que foi campeã na faixa etária de 60 a 99 anos, se apaixonou por esporte quando resolveu se desafiar na natação, há mais de uma década. Hoje, ela é ‘viciada’ por atividade física.

“Não dá para explicar, não posso ficar parada, não posso ver gente juntando que falo, ‘é corrida’. Aí já saio correndo e vou junto. Quando abrem inscrições, mandam vídeo de alguma (corrida), já me inscrevo”, disse Teresinha.

Corredor há um ano e meio, Sérgio Vaccari disse ainda que devido à atividade física ele melhorou muito mais do que simplesmente a saúde, mas a qualidade de vida como um todo. “A saúde e o elo de amizade que você faz. Conhecer lugares novos, desafios novos... Isso é bom pra vida, é qualidade de vida”, afirmou.

Nova temporada

A cerimônia de premiação do Circuito Joseense de 2017 serviu também para amenizar a ansiedade dos atletas que desejam conhecer o calendário de competições deste ano.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade e Vida, as datas devem ser divulgadas no início de abril. Algumas provas ainda estão com os processos de organização a finalizar.

Ainda segundo a pasta, o calendário de 2018 deve contar pela primeira vez com uma meia maratona (21,1 km), que era um pedido antigo dos participantes do circuito. A data também será divulgada oficialmente pelo site da Prefeitura.