Plantio de 70 árvores às margens do Paraíba abre a Semana da Água
Atualizado em 21/03/2018 - 22:28
Plantio de Árvores no Parque Ribeirão Vermelho   OAB
O evento tem o objetivo de conscientizar a sociedade e a integrar de atores sociais, iniciativas e projetos que tratam da proteção e manutenção dos recursos hídricos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, promove de 22 a 28 de março a Semana da Água. O evento terá uma série de encontros, diálogos, oficinas e ações, com o objetivo de conscientizar a sociedade e a integrar de atores sociais, iniciativas e projetos que tratam da proteção e manutenção dos recursos hídricos, essenciais à vida na Terra.

Na tarde de quinta-feira (22), às 13 horas, será realiza a abertura da Semana da Água com o plantio de 70 árvores às margens do Rio Paraíba do Sul na avenida Altos do Rio Doce (nas imediações da Emef Vera Babo de Oliveira), no bairro Altos de Santana (região norte). A atividade conta com a participação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), escola municipal Vera Babo e escola estadual Ilza Irma Moeller Coppio.

Também na quinta, das 19h às 21h, no Parque Vicentina Aranha, acontece o diálogo “Paraíba do Sul, o rio que passa em nosso quintal” na Sala de Leitura Reginaldo Poeta. O evento apresenta os resultados da expedição do projeto “Cachoeiras”, que em 2015 contou com a participação do profissional de caiaque extremo Pedro Oliva, percorrendo 1.137 quilômetros da nascente à foz do rio Paraíba do Sul, usando o caiaque como plataforma de coleta de dados científicos sobre a qualidade da água e da atmosfera em uma abordagem integrada que envolveu esporte, ciência e a comunidade ribeirinha. O evento conta com a participação dos pesquisadores Liliam Medeiros (Unesp - Universidade Estadual Paulista), Marcela Miranda (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF) e Felipe Pacheco (Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No dia 23 de março (sexta), das 9h às 10 horas, acontece exposição de resultados do Programa Revitalização de Nascentes Urbanas, que completa 12 anos, juntamente com a assinatura de uma parceria com o Rotary Club, que promoverá a revitalização da mata ciliar de uma nascente no Jardim Guimarães. O evento será na Casa do Café, Parque da Cidade Roberto Burle Marx (av. Olivo Gomes, 100, Santana).

No distrito de São Francisco Xavier, acontece na segunda-feira (26), das 10h às 12h, um diálogo sobre a importância da Bacia do Rio do Peixe para segurança hídrica da região, com a participação de Wilson Cabral (ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Renato Lorza (Fundação Florestal). O encontro será na Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier (rua 15 de Novembro, 50). Das 14h às 15h será realizado o plantio de árvores na fazenda ao lado da escola Emef Mercedes Rachid Edwards. Das 15h às 16h haverá o lançamento do projeto de análise da balneabilidade da Cachoeira Pedro David, com a primeira coleta de água no local.

Na terça, dia 27, acontece o Lançamento do projeto “Pomares Nativos Educativos” na praça Dolores Santos Ribeiro, Jardim Satélite. O Projeto visa implantar pomares com espécies dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em vários bairros, resgatando o contato das pessoas com essas árvores e seus frutos e contribuindo com o equilíbrio ambiental na cidade. A ação contará com o plantio de 20 árvores frutíferas típicas da Mata Atlântica, com o apoio da Urbam (Urbanizadora Municipal) e participação de alunos das escolas do entorno.

Encerrando a programação na quarta (28) acontece uma Oficina de Saneamento Sustentável no Ponto de Entrega Voluntário do Jardim Santa Luzia (futuro PEV da região do Putim), das 9h às 16h. A oficina vai demonstrar a construção de um Tanque de Evapotranspiração (Tevap), tecnologia social sustentável voltadas para o tratamento de esgoto e é aberta a todos os interessados, que podem ser inscrever gratuitamente pelo telefone 3947-8583. O endereço da oficina é na avenida Vicente Brandão Ferreira, Jardim Santa Luzia (ao lado da área verde João Boueri Neto).