Ampliação da UPA do N.Horizonte segue em ritmo acelerado
Atualizado em 21/03/2018 - 18:18
Obra UPA Novo Horizonte 20 03 2018
A reforma e ampliação da UPA do Novo Horizonte ocorre sem prejuízo no atendimento da população - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Novo Horizonte, na região leste da cidade, já se encontra em ritmo acelerado. A previsão da Prefeitura é que o prédio, todo remodelado, seja entregue até o final de abril ou início de maio.

Até o final do ano passado, a UPA dividia o mesmo espaço físico que a Unidade Básica de Saúde do bairro. Com a transferência da UBS para o prédio onde funcionava a antiga Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), a UPA passará a ocupar todo o espaço, dobrando de tamanho e melhorando o conforto para a população atendida.

Com a transferência da UBS e a ampliação da UPA, a Prefeitura não precisou construir um novo prédio, na planta. Assim, com os recursos compartilhados, as obras serão realizadas em curto espaço de tempo e a população terá o mesmo conforto de uma unidade ampla e totalmente reformada. A melhoria da estrutura do prédio era uma reivindicação da comunidade, que há tempos cobrava uma solução por parte do poder público.

A reforma acontece com o atendimento assistencial da unidade preservado, sem prejuízos para a população. No momento, estão sendo executados trabalhos de alvenaria, hidráulica e elétrica. Uma das principais melhorias será a abertura de duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, ambas com sala de espera.

Com 925 metros quadrados de área construída, a UPA passará a ter 3 consultórios adultos, 6 leitos de enfermaria masculina, 6 leitos de enfermaria feminina, 2 consultórios pediátricos e 3 leitos pediátricos. A unidade também terá 1 leito de isolamento, 2 leitos para pacientes atendidos na sala amarela, 2 leitos para a sala vermelha, com classificação de risco, além de 5 leitos-poltrona para hidratação.

A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza por mês cerca de 8.500 procedimentos de urgência e emergência. São 27 bairros em sua área de abrangência. No total, a unidade conta com 113 servidores atendendo a população, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.