Prefeitura prepara plano em resposta às Mudanças Climáticas
Atualizado em 16/03/2018 - 18:26
Política de Combate as Mudanças Climáticas  16 03 2018
Instrumentos como o inventário de emissões de gases de efeito estufa vão subsidiar a construção da política municipal de mitigação e adaptação às mudanças climáticas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Na tarde desta sexta-feira (16), Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Prefeitura de São José dos Campos deu o primeiro passo, junto aos esforços de cidades em todo o mundo, para responder às mudanças climáticas em âmbito local.

A apresentação do plano de trabalho para Construção da Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças foi realizada para um público que reuniu técnicos e gestores das secretarias municipais de Urbanismo e Sustentabilidade, Educação, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Parque Tecnológico, Urbam (Urbanizadora Municipal), membros do Grupo de Análises de Riscos Difusos e da Defesa Civil, pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Conselho de Meio Ambiente, Câmara Municipal entre outros atores, cuja cooperação é imprescindível para alcançar esse objetivo comum.

A Política Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas começa a ser estruturada no município com este trabalho integrado com atores interno e externos, que envolverá desde a elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa, o mapeamento dos riscos e vulnerabilidades que a cidade enfrentará ante às projeções climáticas e a sistematização de um Plano de Ação, que estabelecerá metas de redução de emissões, além de ações e programas prioritários em mitigação e adaptação, para proteger as populações mais vulneráveis.

A pesquisadora do Cemaden, Regina Alvalá, que atua no monitoramento de chuvas e emissão de alertas para mais de 900 municípios do país, ressaltou a importância das cidades se preparem para o cenário das mudanças climáticas, considerando as áreas de risco, eventos extremos, deslizamentos de terra, inundações e impactos socioeconômicos graves. Neste contexto, a educação da população também é um pilar muito importante e tem relação direta com nossa capacidade de resiliência”, afirmou.

Jean Pierre Ometto, diretor do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Inpe, um dos principais núcleos de pesquisa e geração de conhecimento do país, destacou a importância das ações em nível municipal. “Na realidade são as ações locais que fazem a diferença na larga escala. Elas são absolutamente essenciais. Se os municípios se preparam e se organizam para mudar a sua forma de operar, de lidar com o meio ambiente, com as as questões de mobilidade urbana, de lixo, que são impactos diretos ou indiretos no clima, a gente potencializa isso se todos os municípios o fizerem”, destacou.

E o ponto de partida, segundo ele, é o diagnóstico que a Prefeitura está propondo. “É importante a cidade avaliar onde está, sua emissão de gases, a distribuição de área verde no município, como que é a questão mobilidade e este diagnóstico, com foco nas mudanças climáticas, acaba sendo também uma motivação para o município repensar a forma de operar, de fazer a gestão da cidade. Uma oportunidade sensacional”, disse.

A contratação da Consultoria especializa Key Associados, foi viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental, que abarca recursos para o desenvolvimento e execução de projetos de proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida da população joseense, sendo gerido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Além da elaboração dos instrumentos que subsidiarão a construção da política municipal, a empresa realizará a capacitação técnica da equipe da Prefeitura de São José dos Campos e parceiros, em 8 oficinas presenciais que terá início no mês de abril.