Crianças aproveitam chances em seletivas no Campo dos Alemães
Atualizado em 11/03/2018 - 21:00
Seletivas Poliesportivo Campo dos Alemães  10 03 2018
O vôlei foi uma das oito modalidades que tiveram avaliações para os candidatos ao programa Atleta Cidadão - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Sofia, Antony e João Vítor saíram cedo da cama neste sábado (10) para concorrer às vagas no vôlei e futebol. O trio fez os testes durante a Caravana de Seletivas, realizada pela Prefeitura no Poliesportivo Campo dos Alemães, na zona sul. No total, as avaliações foram para oito modalidades.

“O vôlei é o meu sonho. Jogo na minha escola, e paro o que estou fazendo para ver os jogos na TV”, disse Sofia Monize de Oliveira Honório, 9 anos, moradora da Vila Adriana, na região sudeste. “Meu bairro fica longe daqui, mas não quis perder a chance de vir jogar”, ressalta. A mãe, Camila Valéria da Rosa, 29 anos, incentiva a prática esportiva. “Além de ser saudável, minha filha tem chance de ter um futuro diferente.”

Antonny Gabriel Oliveira Nunes, 9 anos, é artilheiro do time de futebol da escolinha onde joga, no Residencial União (sul). “É o esporte que mais gosto. Representa o meu futuro, e estou alcançando uma parte hoje.” O garoto foi um dos pré-selecionados pelos profissionais do Atleta Cidadão, programa mantido pela Prefeitura e responsável pelas seletivas. Ele estava acompanhado da tia e da avó. “Ele é muito determinado e o importante é que ele está feliz”, ressalta a tia Jéssica Valéria, 31 anos.

João Vítor Alves de Faria, 8 anos, também passou na pré-seleção. O pai, João Marques de Farias, 25 anos, ficou feliz e orgulhoso. “O futebol é saudável e ajuda a tirar as crianças da rua.”

Para a coordenação do programa, a descentralização da avaliação de crianças e adolescentes tornou o sistema mais abrangente e democrático, pois muitos pais não conseguiam encaminhar os filhos para os testes, que agora são realizados aos sábados e estão sendo levados a todas as regiões da cidade.

Próximas oportunidades

Neste ano, a Caravana de Seletivas já passou pelo Centro Comunitário Alto da Ponte. Encerrados os trabalhos no Campo dos Alemães, as comissões técnicas do Atleta Cidadão vão se dirigir ao Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira, na região leste (dia 17) e finalizarão as visitas de março no Poliesportivo João do Pulo, novamente na zona sul (dia 24).

Para participar, os candidatos devem levar documento de identidade original, estar acompanhados de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática da modalidade de interesse. É recomendado chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Os candidatos que se destacarem serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamento com as equipes do programa Atleta Cidadão. Se evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

Caso não seja escolhido, o candidato pode comparecer às próximas edições da Caravana. Horários, faixas etárias e outros pré-requisitos para participar das avaliações nos outros dois locais estarão disponíveis no site da Prefeitura.

Apoio ao talento

A Caravana de Seletivas é uma ação da Prefeitura, que teve início em 2017, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão às modalidades oferecidas e fazer com que a criança e o jovem descubram o talento para o esporte.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 19 anos, que recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais. Ao todo, 1.183 crianças e adolescentes são integrantes efetivos do programa em 23 modalidades.