Prefeitura lança programa ‘São José na palma da mão’
Atualizado em 18/05/2018 - 10:44
Coletiva Prefeitura lança mais cinco aplicativos para facilitar acesso aos serviços públicos  7ª Paço Municipal
Coletiva Prefeitura lança mais cinco aplicativos para facilitar acesso aos serviços públicos 7ª Paço Municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta quarta-feira (16) o programa “São José na palma da mão”, pacote que reúne 10 aplicativos gratuitos para celular e tablet. As soluções digitais, que visam facilitar a vida do cidadão, envolvem as áreas de saúde, mobilidade urbana, esportes, segurança pública e manutenção da cidade.

As novidades chegam, inclusive, à Central 156. Uma nova ferramenta interativa permitirá que o usuário, pelo celular, solicite serviços, obtenha informações ou registre elogios e sugestões à Prefeitura de São José. Haverá a opção de enviar fotos e vídeos para a administração.

Também foi lançado um sistema de validação de atestados médicos por meio da internet. O serviço está disponível no portal da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br), onde também será possível conferir a escala diária de médicos e dentistas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).

A coleção de aplicativos, desenvolvida por Prefeitura e Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), está disponível para download na App Store e no Google Play. Ao baixar, o cidadão precisa se cadastrar com informações pessoais.

‘Saúde na mão’, ‘156 SJC’, ‘São José Viva’, ‘Acesso Já’ e ‘Ação GCM’ (de uso restrito da Guarda) são as soluções apresentadas nesta quarta-feira.

Com esses lançamentos, que colocam os serviços públicos na palma da mão, chega a 10 o número de apps com serviços da Administração. A cidade já contava com as ferramentas ‘SJC Estacionamento’, ‘Ônibus na Hora’, ‘Detran.SP’, ‘CNH Digital’ e ‘SNE (Sistema de Notificação Eletrônica)’.

Atestados

A Prefeitura inova ao criar um sistema de validação de atestados médicos por meio da internet. O serviço está disponível no portal da prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).

A pesquisa pode ser feita por empresas e usuários e terá como base o atestado impresso emitido pelo médico. O documento trará uma “chave de validação”, uma sequência numérica por meio da qual será possível pesquisar se o atestado é válido ou não.

A “chave de validação” deverá se digitada no campo específico na página no site e a informação será disponibilizada na hora.

A escala diária de médicos e dentistas de UBSs e UPAs também estará disponível para consulta no site.

 

CONHEÇA TODOS OS APLICATIVOS

 

Saúde na Mão

Após se cadastrar com os dados pessoais, é possível pesquisar as informações sobre atendimentos agendados, realizados e cancelar consultas quando não puder comparecer. A marcação de consultas precisa ser feita pessoalmente na UBS (Unidade Básica de Saúde), que possui agenda aberta.

O paciente também consegue visualizar os resultados dos exames e também baixar o resultado em PDF, verificar se o medicamento fornecido pela Prefeitura ou pelo Estado já está disponível ou se a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto de casa tem o remédio receitado. O usuário também consegue atualizar o contato telefônico ou reativar o cadastro, caso esteja bloqueado.

As consultas médicas continuam sendo marcadas pessoalmente nas unidades básicas. 

Caso o usuário não consiga se cadastrar, é preciso ir à unidade de saúde mais próxima.

 

Ação GCM

O aplicativo Ação GCM será uma ferramenta de inovação para apoiar a identificação de demandas que impactem na segurança pública do município de maneira sistematizada, ágil e controlada. De uso exclusivo da Prefeitura, estará disponível para auxiliar na identificação de ocorrências que interfiram na segurança do município.

O aplicativo Ação GCM irá atuar em duas fases, sendo a primeira de uso exclusivo da Guarda, no relato das demandas administrativas que podem vir a repercutir na segurança. É o caso de terrenos com mato alto, iluminação pública deficiente e fiscalização.

Permitirá o acompanhamento das demandas, que serão encaminhadas paras as áreas responsáveis. Até agora, essas demandas, são registradas em papel. Após a homologação do aplicativo, o Ação GCM será oferecido, em sua segunda fase, à Polícia Militar.

 

São José Viva

Esporte, lazer e cultura na palma da mão! Com o aplicativo, é possível conhecer a programação de atividades da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e localizar as unidades esportivas e academias ao ar livre.

Também é possível saber os horários em que os profissionais de educação física trabalham nas academias ao ar livre e nas unidades esportivas.

Quem pensa em fazer aulas gratuitas, pode obter informações sobre todas as modalidades oferecidas pela Prefeitura por unidade, bem como horários e faixas etárias e categorias. Se alguma interessar, é possível realizar pré-inscrição e conhecer as normativas definidas pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

 

156 SJC

Pedido de tropa de lâmpada ou poda de árvore? Com esse aplicativo, o cidadão pode solicitar serviços, obter informações, registrar elogios, sugestões ou reclamações. Após um breve cadastro, o usuário tem a opção de enviar fotos e vídeos da demanda encaminhada.

 

Acessojá

Ferramenta permitirá que o cidadão com mobilidade reduzida, ou seus responsáveis legais, possam agendar viagens com a Secretaria de Mobilidade Urbana, tornando o agendamento prévio desnecessário.

 

SJC Estacionamento

Permite ativar e desativar o estacionamento rotativo com poucos toques na tela do celular. Primeiro é preciso que o condutor do veículo faça um cadastro no site do aplicativo. O usuário deve informar o e-mail, celular, placa do veículo e aceitar o termo de uso e condições do cadastramento. Depois é só baixar o aplicativo, que pode ser encontrado no Play Store, App Store ou no próprio site do aplicativo. Com o programa o usuário pode comprar créditos e pagar com cartão de crédito no site ou pelo próprio aplicativo.

 

Ônibus na Hora

Com ele, usuário pode consultar, pelo celular, todas as linhas que circulam pela cidade, por onde elas passam e os horários. Como o sistema está conectado ao GPS dos ônibus, a consulta pode ser feita em tempo real, assim o usuário consegue checar a localização do ônibus e em quanto tempo a linha aguardada vai passar, fazendo com que ele programe melhor suas viagens e evite esperas no ponto.

 

Detran.SP

Com o aplicativo para tablets e smartphones, ficou ainda mais fácil verificar a pontuação da CNH e possíveis multas registradas no veículo. Para ter acesso às consultas, basta utilizar a mesma senha do portal do Detran.SP. O cadastro é feito no site www.detran.sp.gov.br.

 

CNH Digital

Com todas as informações da habilitação impressa, inclusive foto e QR-Code, a nova CNH Digital poderá ser adquirida por meio do aplicativo, da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal), nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS. É importante lembrar que a regra para obter a CNH digital é federal e o critério para emissão é que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code e não tenha bloqueios — como suspensão, por exemplo.

 

SNE (Sistema de Notificação Eletrônica)

Possibilita que o motorista receba a notificação pelo celular e faça o pagamento da multa com 40% de desconto. Pelo aplicativo também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×