Mercado Municipal ganha ponto de descarte de óleo
Atualizado em 10/05/2018 - 18:01
Ecoponto descarte de Óleo  mercado Municipal 08 05 2018
O óleo coletado do EcoPonto é encaminhado para Central de resíduos da Urbam, no Torrão de Ouro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O Mercado Municipal de São José dos Campos passou a contar com um EcoPonto para a coleta de óleo orgânico e envio à reciclagem. Um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, por onde passam cerca de 5 mil pessoas todos os dias, o Mercado é administrado pela Prefeitura e conta com 40 comerciantes.

O novo equipamento possui um tambor com funil personalizado e um latão para o descarte dos recipientes – onde é armazenado o óleo. O coletor fica próximo ao portal principal do Mercado, do lado para a rua Sebastião Humel. Anteriormente, o óleo era descartado de maneira indevida, em detrimento do meio ambiente.

Segundo a administração do Mercado, o local é um grande potencial de coleta interna e externa de óleo para reciclagem. Isto, por conta dos estabelecimentos que servem refeições e outros produtos. Por estar localizado na área central da cidade, comerciantes da redondeza também poderão usufruir deste local de descarte do óleo usado.

Parceria

Para potencializar a coleta, criou-se uma parceria com todos os comerciantes para que eles descartem no EcoPonto do Mercado Municipal e realizem também um relatório da quantidade gerada de óleo. O óleo coletado é encaminhado para Central de resíduos da Urbam, no Torrão de Ouro.