40ª Festa do Trabalhador reúne cerca de 10 mil pessoas para a macarronada
Atualizado em 16/05/2018 - 16:50
40 º Festa do Trabalhador  no Novo Horizonte 01 05 2018
Foram distribuídas mais de duas toneladas de espaguete à bolonhesa e refrigerantes aos presentes - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

Cerca de 10 mil pessoas aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho comemorando a 40ª edição da festa da macarronada no bairro Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos. O prato começou a ser distribuído a partir das 12h e, mesmo com o forte sol, ninguém arredou o pé da fila. Foram distribuídas mais de duas toneladas de espaguete à bolonhesa e refrigerantes aos presentes.

A Banda de Santana alegrou, com seu som, a quadra da escola estadual Professor Dorival Monteiro, onde foi montado um ‘restaurante’ com mesas e cadeiras para as pessoas saborearem a macarronada e receberem refrigerantes. Na cozinha da escola é realizada a preparação da famosa macarronada desde o dia anterior a festa.

Na rua ao lado da escola foi montado um centro de brincadeiras para as crianças com rua de lazer, shows com personagens circenses, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de ações educativas sobre segurança no trânsito. Essas atividades agradaram que passou lá. “Muito bem organizada essa festa, dá gosto de vir”, comentou o morador de Jacareí, Jair dos Santos, 42 anos, que estava com seus filhos no evento.

No agrado da população

Há 18 anos, Maria das Graças Fernandes, de 63 anos, moradora do Jardim Cerejeiras, é a primeira pessoa da fila na distribuição da macarronada. “O macarrão daqui é muito gostoso, por isso não deixo de vir”. De tão conhecido, antes da macarronada ela ganhou salada dos moradores para acompanhar o prato principal. "No ano que vem, tem mais", afirmou.

Josefa Maria dos Santos, 73 anos, moradora do Conjunto Dom Bosco, há três anos é voluntária na distribuição da macarronada. “Eu me realizo, faço o trabalho com muita alegria”. Com muita disposição, ela chegou cedo para ajudar na organização.

Já a moradora do Novo Horizonte, Priscila Aparecida Rosa, 29 anos, estava com sua filha Lívia, de 1 ano e 4 meses brincando na Rua de Lazer. “É uma iniciativa gostosa, pela manhã ter esse espaço todo para ela brincar é muito legal”.

A programação contou com celebração de missa, atrações recreativas. Cerca de 200 profissionais da Prefeitura e outras instituições públicas foram envolvidos na realização da tradicional festa que atrai milhares de pessoas todos os anos.