Blitze da Lei Seca após o jogo do Brasil aborda mais de 150 pessoas em São José
Atualizado em 22/06/2018 - 23:16
Mobilidade Urbana
Blitze de Lei Seca após os jogos do Brasil visam preservar a segurança no trânsito - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Cinco operações, 21 autuações por irregularidades no veículo e 2 por recusa a fazer o teste do bafômetro foi o saldo das blitze realizadas no início da tarde desta sexta-feira (22), após o segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os comandos de fiscalização integram a campanha da Lei Seca por menos acidentes de trânsito durante o Mundial.

Todas as ações foram coordenadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da equipe de agentes de trânsito e guarda civil municipal do município e contaram com a parceria da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal e Detran. Durante aproximadamente 2 horas, as equipes abordaram motoristas nas regiões sul, central, leste e oeste. Na ocasião, os motoristas que não apresentaram irregularidades foram parabenizados e receberam o cartão verde que, no futebol foi criado para estimular boas práticas em campo. No contexto do trânsito, o objetivo é parabenizar e incentivar o motorista a continuar respeitando as leis de trânsito.

A multa para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool chega a R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses. A penalidade pode ainda resultar em prisão, caso o teste do bafômetro aponte um resultado igual ou superior a 0,34 mg/l.

#PorMaisSorrisos

A campanha Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos visa conscientizar os condutores sobre os riscos de beber e dirigir e consequentemente reduzir o número de acidentes durante a Copa do Mundo, período em que o consumo de bebida alcoólica aumenta.

Além das blitze de fiscalização, a campanha também conta com ações educativas em bares, neste período realizadas em parceria com os times masculino e feminino de futebol do São José Esporte Clube.

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espirito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.