500 idosos participaram do “Dia Violeta” no Parque da Cidade
Atualizado em 13/06/2018 - 16:15
Dia Violeta no Parque da Cidade 13 06 2018
Na programação especial, teve aula de alongamento, roda de conversa, oficina de arte, caminhada, música, dança e teatro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 500 idosos, frequentadores das quatro unidades da Casa do Idoso de São José, marcaram presença nesta quarta-feira (13) no Parque da Cidade para celebrar o “Dia Violeta”, uma campanha que alerta para o combate à violência contra a pessoa idosa.

Para falar sobre o tema, a convidada Débora Guedes, coordenadora da Faculdade da Terceira Idade da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), fez uma roda de conversa onde destacou os vários tipos de violência. “É importante falar diretamente para eles que a violência pode se expressar de diversas formas e que pode acontecer em vários lugares. Eu defendo que a prevenção é sempre a melhor saída”, afirmou Débora.

Outra questão é em relação à denúncia sobre a violência. “É muito difícil para o idoso fazer a denúncia porque o maior índice de violência acontece dentro de casa e é exercido pelos próprios filhos. O idoso fica com vergonha, fica com medo da repressão. Por isso, ações como essa, realizada pela Prefeitura, são muito importantes para esclarecer os idosos”.

Frequentadora da Casa do Idoso há quatro anos, Maria Stela Nogueira, 81 anos, moradora do bairro Vila Industrial, na região leste, nunca sofreu violência, mas disse que essas informações são necessárias para todas as pessoas. “Acho que essa conversa e essas atividades são importantes para nos valorizar e saber identificar quando está acontecendo a violência contra o idoso. Os jovens também deveriam ouvir tudo isso. Graças a Deus tenho ótimos filhos e sou muito amada por eles, mas e quem não tem esse privilégio de ter uma família abençoada como a minha?”.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a ação com os idosos aconteceu durante o dia todo no Parque da Cidade, na zona norte. A programação especial, que antecedeu a comemoração do Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho, teve aula de alongamento, roda de conversa, oficina de arte, caminhada, música, dança e teatro.

No decorrer das atividades, os idosos foram orientados sobre seus direitos e a preservação dos mesmos, assim como o respeito e a preservação da dignidade como cidadão.