Aniversário de São José leva 80 mil pessoas ao Parque da Cidade
Atualizado em 27/07/2018 - 21:08
São José 251 anos. Foto : Charles de Moura. 27 07 2018
Grupo Tchakabum agitou o público presente no show do aniversário de São José no Parque da Cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

A população de São José dos Campos comemorou os 251 anos do município nesta sexta-feira (27) com eventos em todas as regiões da cidade. O principal deles, o show com nove atrações musicais no Parque da Cidade, reuniu entre as 9h e as 17h30, cerca de 80 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal (GCM).

O dia festivo começou às 6h30 com um culto comemorativo realizado na Igreja Cristã Evangélica, na região central. Em seguida, às 8h, na orla do Banhado, ocorreu a cerimônia de hasteamento de bandeiras, com a participação de integrantes do Tiro de Guerra, da GCM, da Banda de Santana e de um grupo de escoteiros. Uma missa solene em ação de graças, celebrada na Igreja Matriz, encerrou as solenidades oficiais da manhã.

No centro e bairros

Autoridades do município juntaram-se à população para percorrer as ruas do centro da cidade em um “walking tour”. Foram visitados o Mercado Municipal, o Museu de Arte Sacra, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, a praça Cônego Lima, a Escola Estadual Olímpio Catão, o Museu Municipal, a praça Afonso Pena e o Largo São Benedito. Em seguida, um grupo embarcou em um ônibus para um “city tour” no qual foram visitadas outras atrações turísticas e culturais da cidade.

Entre 9h e 17h, a população dos bairros teve acesso a atividades esportivas e de lazer nos centros poliesportivos do Campo dos Alemães (região sul), São Judas Tadeus (sudeste), Vila Tesouro (leste), Eugênio de Melo (leste) e Parque Ribeirão Vermelho (norte).

No Parque da Cidade

Desde as 9h da manhã o público começou a chegar ao Parque da Cidade, na região norte, para o show em comemoração aos 251 anos, realizado pela iniciativa privada com o apoio na organização da Prefeitura de São José dos Campos – através de várias secretarias e órgãos como a GCM, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais (DFPM) –, além de outras instituições, como Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros.

Nove shows foram realizados, intercalando vários ritmos, desde MPB até Hip Hop. Apresentaram-se, a partir das 11h30, Peleco (MPB e rock); Fernando e Fabiano (sertanejo); Serial Funkers (funk / pop / rock); Lucas e Priscila (sertanejo); Priscila Coutto (pop / rock); Talis e Welinton (sertanejo) e Brilho no Olhar (pagode e samba).

As duas atrações finais eram as mais aguardadas. O grupo Tchakabum, fundado no Rio de Janeiro mas adotando o estilo do pagode baiano, subiu ao palco às 16h50 e mexeu com a multidão. Às 17h20 foi a vez do Sampa Crew apresentar canções de estilos variados e encerrar o show.

Apesar da frequência de 80 mil pessoas durante o evento e em toda a extensão do Parque da Cidade, a festa transcorreu sem nenhuma ocorrência policial na área interna. Na área externa a Polícia Militar também não registrou ocorrências.

A organização socorreu algumas pessoas que sentiram mal-estar devido ao forte calor e também atuou na localização de crianças perdidas, que foram entregues aos responsáveis.

Comemoração continua

Os eventos do aniversário de São José dos Campos prosseguem durante o final de semana. Neste sábado (28), às 14h, acontecerá uma Conexão Juventude especial, que promete atrair um grande público com o show do cantor Di Ferrero, no Centro de Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul.

No Parque da Cidade, sábado (28) e domingo (29), a partir das 9h, a Feira de Artesanato, no Pavilhão Gaivota, reunirá mais de 80 expositores.

No domingo, também no Parque da Cidade, acontece o 5º Encontro de Carros Antigos, com cerca de 200 veículos fabricados entre os anos de 1920 e 1988, que ficarão expostos no Pavilhão Gaivota. Ainda no domingo, no Parque da Cidade, entre 11h e 17h, o Retrô Park vai trazer sucessos musicais dos anos 70, 80 e 90.

Todos os eventos são gratuitos.