Unidade Avançada Pernambucano terá serviços de saúde e assistência social
Atualizado em 22/07/2018 - 20:48
Unidade de Saúde Avançada no Jd Pernambucano. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-07-2018
A Unidade, que está em fase final de reforma, será a primeira do município funcionando neste modelo compartilhado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos entrega, nesta segunda-feira (23), uma nova Unidade Avançada de Saúde, vinculada à UBS do Putim, na região sudeste. Junto à unidade funcionará também um Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Será a primeira do município funcionando neste modelo compartilhado, com serviços de saúde e assistência social juntos.

Trata-se da unidade Pernambucano, que será referência para cerca de 10 mil moradores dos bairros Pinheirinho dos Palmares, Pernambucano, Ema 2 e Vila Adriana.

Esta será a quarta Unidade Avançada de Saúde do município, vinculada a uma unidade básica de saúde. As outras três são as Unidades Avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia, todas pertencentes à área de abrangência da UBS do Novo Horizonte, na região leste.

A unidade Pernambucano atenderá com um médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e 2 agentes comunitários de saúde, que trabalharão dentro do modelo do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A casa terá 4 salas para atendimento dos usuários (2 consultórios médicos e 2 para assistência social), sala de vacina, sala de hipodermia, sala de curativo e farmácia.

A Estratégia Saúde da Família é um modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território ligado e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade daquela população.

Com mais este serviço, São José dos Campos passa a contar com 45 equipes de ESF, vinculados a 13 unidades básicas de saúde. O atendimento ao público será das 7h30 às 16h30.

Atendimento Social

O Cras Pernambucano, vinculado à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, será o segundo da região sudeste e irá atender as famílias dos bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Sofia, Jardim Santo Onofre, Jardim São Leopoldo, Putim, Recanto dos Nobres, São Judas Tadeu, Vila Adriana, Vila Iracema, Vila Rica, Pinheirinho dos Palmares, Residencial Jatobá e Residencial Juriti.

Essa nova unidade terá atendimento do CadÚnico, com 2 cadastradores e mais 2 assistentes sociais para atender as pessoas da região. O Cras Pernambucano irá oferecer também a oficina de Panc (Plantas comestíveis não convencionais) e um espaço para horta, onde toda a comunidade poderá usufruir dos alimentos.

O novo Cras ainda oferecerá oficinas diversas e, na volta às aulas, as crianças poderão acompanhar os pais, onde poderão participar da “arte de brincar”, com aulas direcionadas especialmente para o público infantil. Tudo isso estará à disposição para que as famílias, em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso aos serviços especializados e continuados.

O objetivo da nova unidade é oferecer cuidado com o munícipe para que receba um atendimento de qualidade e individualizado, levando em consideração a demanda específica daquela região.

Sobre o Cras

É responsável pela oferta de serviço de proteção e atenção integral às famílias, promovendo seu acesso às políticas sociais contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida. O objetivo é promover o fortalecimento de vínculos por meio de ações com caráter preventivo com acompanhamento familiar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

O Cras é uma unidade pública que cuida da organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no território de abrangência. É responsável pelo desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif).

Público-alvo:

Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social

Beneficiários do programa Bolsa Família

Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Famílias atendidas pelo Programa Viva Leite

Colaborou Nei José Sant' Anna (Secretaria de Saúde)