Brincando nas Férias acontecerá em 8 polos fixos, 10 itinerantes e 4 asilos
11/07/2018 - 10:27
Início do brincando nas férias
Os monitores desenvolverão diversas brincadeiras como gincanas e grandes jogos, além de levarem todos os equipamentos de recreação das tradicionais Ruas de Lazer - Foto: Beto Faria/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A criançada da região sul que estiver de férias escolares vai ter mais um espaço para se divertir de forma gratuita e segura. A Casa de Cultura Flávio Craveiro (avenida Lenin, 200 – Dom Pedro I) entrou na programação do Brincando nas Férias, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, que acontecerá a partir desta semana, entre os dias 16 e 20 de julho.

O local, que é administrado pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), receberá monitores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida todos durante os cinco dias do Brincando, entre 14h e 17h. Agora, com o espaço cultural, o programa atuará em 8 polos fixos distribuídos pela cidade, além de outros 10 itinerantes e de 4 asilos.

Nas visitas aos locais, os monitores desenvolverão diversas brincadeiras como gincanas e grandes jogos (caça ao tesouro, por exemplo), além de levarem todos os equipamentos de recreação das tradicionais Ruas de Lazer.

Além do Brincando nas Férias, a Casa de Cultura Flávio Craveiro está também com um rol de atividades culturais gratuitas para as férias da garotada, como os projetos Casa com Cinema e Território de Brincar. A programação pode ser conferida neste link.

Diversão fora de casa

No início do ano, durante o mês de janeiro, o Brincando nas Férias beneficiou quase 9 mil pessoas em polos permanentes e itinerantes de lazer e em piscinas públicas mantidas pela Prefeitura. À época, a diversão na água foi liberada devido às altas temperaturas no verão.

Neste semestre, serão 8 locais contemplados do início ao fim do programa e outros 10 que receberão os monitores por pelo menos um dia. Além da Casa de Cultura Flávio Craveiro, os polos fixos estarão também no Parque Alberto Simões e Parque da Cidade (zona norte), Centro Esportivo Eugênio de Melo, Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras e Centro Poliesportivo Vila Tesouro (zona leste), Centro da Juventude (zona sul) e Centro Poliesportivo São Judas Tadeu (zona sudeste).

Já os polos itinerantes estarão nos bairros Jardim dos Coqueiros e Jardim Itapuã (zona leste), Residencial União e Parque Interlagos (zona sul), Pinheirinho dos Palmares (zona sudeste), Buquirinha I (zona norte), Jardim das Indústrias e no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova (zona oeste), e na praça da igreja matriz de São Francisco Xavier.

Além das unidades esportivas e parques, o Brincando nas Férias visitará também quatro asilos da cidade, propiciando qualidade de vida aos idosos. Os locais que receberão os profissionais serão o Recanto São João de Deus, Sociedade São Vicente de Paula, Asilo Santo Antônio e Vó Laura.

Espaço cultural

A Casa de Cultura Flávio Craveiro, no bairro Dom Pedro I, foi inaugurada em 7 de outubro de 1995. Inicialmente, batizada com o nome do bairro. Em 2005, foi construída uma nova sede que recebeu o nome do fotógrafo Flávio Craveiro, que havia trabalhado nesse espaço por cerca de um ano como monitor das oficinas de fotografia. A Casa de Cultura mantém uma exposição permanente com fotos produzidas por ele.

Programação

Locais fixos
Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (Avenida 23 de Dezembro, 400)
Centro Poliesportivo Vila Tesouro (Rua Bento Pinto da Cunha, 381 – Jardim Copacabana)
Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América)
Centro Esportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrósio Molina, 370)
Parque Alberto Simões (Avenida Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana)
Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana)
Centro Poliesportivo São Judas Tadeu (Avenida São Jerônimo, 706)
Casa de Cultura Flávio Craveiro (Avenida Lenin, 200 – Dom Pedro I)

Locais itinerantes
Dia 16
Jardim dos Coqueiros - Rua 3 com Avenida 1
Jardim das Indústrias - Rua dos Amores Perfeitos, 63

Dia 17
Parque Interlagos - Avenida Ubirajara de Souza, 280
Buquirinha I - Av. Benedito de Oliveira e Silva (Pátio da Capela)

Dia 18
Pinheirinho dos Palmares – Rua 10
São Francisco Xavier - Praça da Matriz

Dia 19            
Residencial União - Rua Expedito Gomes
Vila São Geraldo - Rua Primavera, 104 (campo de futebol)

Dia 20
Jardim Itapuã - Rua José de Paula da Silva (Praça do Itapuã)
Urbanova - Avenida Maria de Lourdes Friggi (Parque Ribeirão Vermelho, portaria sul)

Asilos
Dias 17 e 19 (terça e quinta-feira)
Recanto São João de Deus e Sociedade São Vicente de Paulo

Dias 18 e 20 (quarta e sexta-feira)
Asilo Santo Antônio e Vó Laura

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida