Prefeitura realiza conscientização de turistas na cachoeira Pedro David
Atualizado em 22/01/2018 - 11:59
Distrito de São Francisco Xavier - Conscientização na Cachoeira Pedro David.
Agentes da Prefeitura realizaram a sensibilização e distribuição de material educativo para os banhistas na cachoeira - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, juntamente com a Administração Distrital, realizou neste final de semana a conscientização de turistas na cachoeira Pedro David em São Francisco Xavier. O objetivo foi alertar para a preservação ambiental da Cachoeira que atrai um grande número de banhistas durante o verão.

A Cachoeira Pedro David, com cerca de 15 metros de altura em várias quedas d’água, é um dos principais pontos turísticos da região e está inserida na APP (Área de Proteção Ambiental) de São Francisco Xavier, denominada por legislações federal e estadual, onde se permite apenas o banho e o lazer contemplativo.

Para que todos possam usufruir do patrimônio natural é fundamental o compromisso com a preservação ambiental e com as normas de uso e segurança. A cachoeira conta com diversas placas de sinalização contendo estas orientações.

Agentes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade realizaram a sensibilização e distribuição de material educativo para o público visitante durante o final de semana. O material também será disponibilizado para pousadas, escolas, Ongs ambientalistas e movimentos sociais presentes no distrito, ampliando a conscientização para moradores e turistas.

A Prefeitura também vai intensificar a fiscalização no local durante o verão com o apoio da Secretaria de Proteção ao Cidadão.

A Cachoeira fica na Estrada Municipal Pedro David, km 3, depois da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis, e fica aberta ao público todos os dias das 7h às 18h.

Regras Gerais

• Não é permitido descer à cachoeira com alimentos e bebidas, latas, garrafas, embalagens plásticas, caixa térmica, churrasqueira, barraca de acampamento, produtos que causem risco de incêndio, materiais cortantes, aparelhos e instrumentos sonoros.
  • O consumo de alimentos e bebidas é restrito à área de piquenique
  • O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em toda a área da cachoeira, incluindo a área de piquenique
  • Não é permitida a prática de esportes e de cultos religiosos

Preservação