Técnico iraniano destaca resultados do taekwondo de São José
Atualizado em 19/01/2018 - 18:34
3 Training Camp -Taekwondo ADC Embraer
Bijan Moghanlou acredita no potencial brasileiro para a próxima Olimpíada - Foto: Beto Faria/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

No tatame montado na quadra do ginásio, mais de 80 atletas, número que superou a expectativa da organização, estavam com os olhares atentos às instruções, do aquecimento aos movimentos de luta, de um dos mestres mais respeitados no mundo do taekwondo.

Os lutadores, em sua maioria jovens que representam São José dos Campos em competições nacionais e internacionais, participaram do primeiro dia do 3º Training Camp Taekwondo, ministrado pelo técnico iraniano Bijan Moghanlou. As atividades, que envolverão sessões de aperfeiçoamento, acontecem até domingo (21), na ADC Embraer, no Recanto dos Eucaliptos, região sudeste.

Bijan foi eleito o melhor treinador do mundo em 2015 pela federação internacional da modalidade e veio a São José dos Campos por meio de um convite do coordenador do elenco do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), mantido pela Prefeitura, Daniel Melo. Ele, que só visitará São José no Estado de São Paulo, elogiou as condições propícias da cidade para o esporte.

“Essa é a quinta vez que venho aqui (para o Brasil) e sei que vocês têm planos para serem melhores na Olimpíada, porque vocês precisam e querem. Vejo os planos do governo e sei que são grandes”, afirmou o iraniano.

Em 2016, o Time Brasil conquistou apenas uma medalha no taekwondo. O bronze conquistado por Maicon Siqueira na categoria peso pesado (+80kg) é visto como um bom presságio por Bijan, natural de uma das potências na modalidade.

“No Brasil, conheço todos os atletas e sei que eles podem trazer bons resultados. Vocês (em São José) têm uma boa estrutura e organização”, disse Bijan Moghanlou.

E para os atletas que estão tendo a oportunidade de treinar com uma referência, a projeção positiva é um enorme estímulo para chegar à Tóquio 2020 com chances de beliscar uma medalha.

“É um privilégio muito grande, porque ele é um dos grandes técnicos mundiais e ele vindo para cá vai agregar muito na nossa preparação. Vai agregar muita técnica e muito conhecimento. Muito valioso pra gente”, disse a lutadora Júlia Herculano, que participou da Olimpíada Universitária de 2017, em Taiwan.

A companheira de Júlia na seleção brasileira, Sandy Macedo, está classificada para o torneio pré-olímpico da juventude, que ocorrerá neste ano. Ela acredita que a vinda de Bijan Moghanlou à São José dos Campos aumenta a visibilidade do esporte na região, trazendo outra cultura e ampliando os conhecimentos.

O 3º Traning Camp Taekwondo acontece nesta sexta-feira até as 19h30. No sábado e no domingo, as sessões ocorrem das 10h às 16h30. Às 17h do último dia, será realizado o encerramento do evento.