Visitar museus públicos nas férias é uma boa opção de lazer
Atualizado em 11/01/2018 - 15:41
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Exposição em homenagem ao poeta Cassiano Ricardo, no Museu Municipal, foi prorrogada até dia 28 de fevereiro - Foto: Paulo Amaral - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Para aqueles que gostam de aproveitar as férias nesta época do ano, de forma tranquila, gratuita e longe dos centros de maior agitação, a visita a museus é uma boa opção de lazer e, ao mesmo tempo, de conhecimento. Ligados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, três museus públicos de São José dos Campos estão com exposições temporárias nas áreas da poesia, religião e cultura popular. Duas delas, inclusive, foram prorrogadas para o final de fevereiro e março. 

Museu Municipal 

No Museu Municipal, situado no centro da cidade, no antigo prédio da Câmara Municipal, é possível apreciar duas exposições bem diferentes. Uma delas é dedicada à vida e obra do poeta joseense Cassiano Ricardo. Aberta durante a 51ª Semana em homenagem ao escritor, em outubro do ano passado, a exposição ‘Que é o Poeta’ está distribuída em três ambientes (Linha do Tempo, Sala de Leitura e Sala de Música) e segue até 28 de fevereiro. 

Em outra sala do mesmo Museu Municipal, a exposição ‘Congada Paulista: Canto, Dança e Devoção’, o visitante pode conhecer, por meio de fotos, textos e objetos, o resultado de uma pesquisa sobre as Congadas no Estado de São Paulo. O trabalho foi realizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e pode ser conferido até 29 de março. 

Museu do Folclore 

Situado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte da cidade, o Museu do Folclore de São José dos Campos oferece ao visitante a exposição ‘Presépios do Vale’, que reúne 26 presépios da sua reserva técnica. Todos produzidos por 14 figureiros e figureiras do Vale do Paraíba. A mostra segue até o dia 4 de fevereiro. No mesmo local, é possível apreciar a exposição permanente do museu, formada por objetos, fotos e vídeos que mostram aspectos da cultura popular regional. 

Museu de Arte Sacra 

A devoção à Nossa Senhora Aparecida é a tônica da “Exposição Celestial’, montada no Museu de Arte Sacra, também localizado no centro da cidade, ao lado do Mercado Municipal. Treze obras (10 quadros e três esculturas) feitas em madeira, pelos irmãos David e Allan Guglielmoni, de Igaratá, compõem a exposição, que pode ser vista até o fim deste mês. 

Endereços e Visitas 

Museu Municipal | Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Visitas de terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h. 

(12) 3921-7587

Museu de Arte Sacra | Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

Visitas de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 12h.

(12) 3921-7226

Museu do Folclore de São José dos Campos

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

Visitas de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 17h.  

(12) 3924-7318

 

(*) As visitas em grupos nos três museus precisam ser agendadas previamente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×