Força-tarefa garante economia de R$ 32 milhões na Prefeitura
Atualizado em 22/02/2018 - 15:49
Frota  06 02 2018
Economia com combustível alcançou R$ 336 mil entre janeiro e dezembro de 2017 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A força-tarefa para reduzir despesas e evitar desperdício na Prefeitura de São José dos Campos garantiu uma economia de R$ 32 milhões aos cofres do município em 2017. O balanço, concluído pela Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, levou em conta os gastos com telefonia, combustível, energia, água e readequação de contratos.

Se for levada em conta a economia feita em licitações, o montante chega a R$ 357,9 milhões.

O esforço dos servidores tomou como base o programa “Economia se faz no dia a dia”, lançado em janeiro de 2017, por meio do decreto 17366/17. Todas as secretarias, com exceção de áreas prioritárias, como a Saúde e a Educação, foram obrigadas a reduzir em 15% suas despesas.

O consumo de energia, por exemplo, caiu de R$ 35,3 milhões para R$ 28,3 milhões, gerando uma economia anual de R$ 7 milhões.

Despesas com telefonia fixa passaram de R$ 5,2 milhões para R$ 4,2 milhões. A média de consumo mensal passou de R$ 431 mil para R$ 352 mil. Leilão de veículos (R$ 1,6 milhão de economia), Correios (R$ 486 mil) e combustível (R$ 336 mil) foram outros itens que apresentaram redução ao longo do ano passado.

A rescisão de um contrato de software também proporcionou uma economia de R$ 22,8 milhões para a Prefeitura.

O levantamento não inclui a redução de custos com a reforma administrativa no Paço, que diminuiu o número de cargos e secretarias.

Água

A Prefeitura de São José assinou, em setembro do ano passado, termo de colaboração com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com prazo de 12 meses para implantação do Pura (Programa de Uso Racional da Água), nos prédios da administração municipal. A meta é reduzir em até 25% o valor das contas de água, gerando uma economia anual nos cofres públicos de até R$ 2,1 milhões.

A Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças ainda avaliou as licitações de 2017. O município garantiu R$ 357,9 milhões de economia com os certames. No ano anterior, foram R$ 72,7 milhões.